29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Puccinelli participa de posse da nova diretoria da Fundect e anuncia Fórum de Inovação

A- A+

O governador André Puccinelli (PMDB) participou nesta manhã da cerimônia de posse da nova diretoria da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul). Marcelo Augusto Santos Turine, pós-doutor em políticas públicas, Marilda Moraes Garcia Bruno, doutora em ensino da educação brasileira, e Artur Vieira dos Santos, auditor do Estado, assumem a fundação pelos próximos três anos.

De acordo com Turine, que preside a diretoria desde 2011, a Fundect completou 15 anos e já gerou 12 patentes junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). “São patentes nas áreas de saúde, nutrição, nutrição animal, é coisa prática. Fomentamos também vários projetos para pós-graduação, mestrado e doutorado. Hoje temos 85 cursos de pós-graduação, em 2007 tínhamos apenas 30”, explicou. Além disso, Turine destaca que o número de pesquisadores dobrou de 2007 para cá e os grupos de pesquisa passaram de 287 para 655.

Marilda Moraes destaca que a próxima gestão pretende promover a inclusão social e articular uma parceria entre as universidades e a educação básica incentivando a formação de professores. Artur Vieria ressaltou que objetiva fortalecer o que já vem sendo feito pela Fundect, dar novos encaminhamentos para utilização eficaz dos recursos e fiscalizar a execução dos projetos.

Durante o evento, o governador André Puccinelli também assinou o decreto que institui o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul. Ele citou o sucesso do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp que foi comprado pelo Facebook por R$ 4 bilhões em dinheiro e mais R$ 15 bilhões em ações da companhia e ressaltou a importância do setor. “Com as inovações o mundo vai à frente”, enfatizou.

Também prestigiaram o evento a vice-governadora Simone Tebet (PMDB), o secretário de estado de meio ambiente, do planejamento, da ciência e tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, os doze membros do Conselho Superior da Fundação, reitores das universidades do Estado, chefes das Embrapas e representantes das instituições de ciência e tecnologia.

Diana Christie