24 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Reforma política divide opiniões dos deputados

A- A+

Durante visita no Estado, no ultimo sábado, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB – PI) debateu diversos pontos, que acredita ser necessário para incluir no projeto da Reforma Política. Entre eles, a exigência do desempenho individual dos candidatos dividiu opiniões dos deputados.

A proposta de Castro é estabelecer uma votação mínima para eleição de deputado federal, estadual, distrital e vereadores. Com isso, os candidatos deverão atingir um numero de votos para serem eleitos. A idéia segundo ele é “evitar multiplicidade de partidos como acontece hoje”. Na proposta inicial do relator, essa votação seria de 20% do quociente eleitoral. Porém, após debate com os deputados da comissão, decidiu baixar esse número para 10%.

O peemedebista Marquinhos Trad acredita que o plano apresentado pode se uma solução para acabar com o “leilão” entre os partidos, como exemplificou. “A idéia prevê o fim dos partidos sem representatividade, o interessante é que isso pode acabar com aqueles que se transformam em partidos de leilão no período de eleição”, argumenta.

Por outro lado, o deputado estadual Barbosinha (PSB) se posiciona contra a proposta de Castro, pois partidos considerados menores correm o risco de chegarem ao fim. Segundo ele, uma alternativa é fazer com que deputado concorra pela sua região. “Eu sou a favor do voto distrital. Se um deputado quiser concorrer que concorra pela sua região, pois é mais fácil até mesmo para o eleitor acompanhar o candidato”, finaliza.