26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Relatório com dados reais sobre finanças do Estado será apresentado à imprensa

A- A+

Os dados do governo do Estado sobre a situação atual dos recursos disponíveis de cada secretaria serão divulgados através de um relatório que está sendo elaborado pelo titular da Sefaz (Secretaria de Fazenda) do Estado, Márcio Monteiro.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, Monteiro está fazendo o levantamento de dados e disponibilizará os resultados para a imprensa em breve.  “O Márcio Monteiro ainda está fazendo levantamento e os dados de cada secretaria estão sendo disponibilizados. Por isso o relatório ainda não está fechado, mas assim que for concluído o relatório, estaremos apresentando a toda imprensa”, diz o governador.

Reinaldo afirma que pretende apresentar os “recursos que ficaram empenhados” e os valores referentes às obras. Questionado se o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) teria deixado “um rombo” nos cofres públicos, Reinaldo diz que só vai se posicionar sobre este assunto após ter os números fechados.

“Não vou apresentar hipóteses porque temos que apresentar os números fechados. O número real será apresentado a todos vocês de tudo que ficou empenhado e não foi pago, quais empenhos foram cancelados e quais as obras que ficaram abertas e não tem recursos disponíveis. Só depois de concluído o relatório, que pretendo me manifestar sobre este assunto”, diz Azambuja.

O governador explica que os dados já deveriam estar disponíveis, mas devido à falta de modernização, a equipe está tendo dificuldade de agilizar o levantamento. “Como o sistema de contabilidade financeira é um sistema arcaico, que precisa se modernizar, estamos trabalhando nessa questão de gestão e planejamento. Já poderíamos ter esses números disponíveis e vamos tentar apresentar nessa semana para vocês”, finaliza o governador.

Dany Nascimento e Tayná Biazus