26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

MEIO AMBIENTE

"Revogação de portarias reduz burocracia", defende Ricardo Salles

"O Brasil é reconhecido como um dos mais burocráticos em termos de leis ambientais, são regras que impedem o desenvolvimento do país", defendeu o ministro

A- A+

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu a revogação de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente que previam a delimitação de áreas de proteção ambiental. Segundo ele, a medida não tira a proteção legal. "Há o código florestal, a lei da mata atlântica e as normas de licenciamento ambiental para regrar estas questões. O fim da resolução não deixou um vácuo legislativo", disse Salles em entrevista à CNN.

"O Brasil é reconhecido como um dos mais burocráticos em termos de leis ambientais, são regras que impedem o desenvolvimento do país. O governo federal tem obrigação permanentemente de atualizar suas normas. Muitas vezes uma regra que faz sentido no passado não faz sentido no futuro", acrescentou.

Segundo Salles, já era discutido dentro do Conama a revogação das portarias desde 2015. 

O ministro ainda defendeu o uso econômico da terra como uma maneira de preservar a natureza. "Para cuidar do meio ambiente é preciso entender os mecanismos econômicos para obter a prosperidade. Muitas vezes a burocracia legislativa faz com que as pessoas saiam destas áreas de proteção porque não conseguem explorá-las economicamente", argumetou.  

Salles defendeu que o governo Bolsonaro se preocupa com Meio Ambiente. 

O ministro também defendeu normas que flexibilizam regras para imobiliárias. O ministro também disse que é falta de bom senso a mantanência das portarias.  

Salles também defendeu que possa sim fazer a queimada de recipientes de como pesticidas entre outros. 

FONTE: CNN BRASIL.