18 de maio de 2024
Campo Grande 22ºC

ELEIÇÕES 2022 | MS

Rose formaliza pré-candidatura ao governo em MS

Cerimônia está marcada para ter início às 10h

A- A+

Está marcado para acontecer neste sábado (12.mar.22), às 10h, no Rádio Clube Campo, Avenida Toros Puxian, Vila Morumbi, Campo Grande (MS), o evento que oficializa a filiação da deputada federal Rose Modesto ao União Brasil e também, formaliza sua pré-candidatura pela sigla ao governo de Mato Grosso do Sul.  

Rose Modesto rompeu com o PSDB após a sigla apoiar a candidatura de Eduardo Riedel ao governo do Estado. Adiantamos aqui no MS Notícias em dezembro de 2021, que Rose deveria se filiar ao União Brasil, avisou em primeira mão um dos entusiastas da campanha dela, o ex-secretário de estado Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, atual presidente do PODEMOS-MS, Sérgio Murilo. 

— Estamos muito bem, próximos do União Brasil. Pelo menos é o que a Senadora Soraya, que é presidente estadual do União Brasil, tem dito isso na imprensa. Ela já declarou que se tivesse uma oportunidade de abrir mão do projeto pessoal dela, seria com a candidatura da deputada federal Rose Modesto no partido dela. Ora, se o União Brasil tem dois minutos e meio de televisão, o PODEMOS tem 30 segundos, porque eu vou criar dificuldade com a candidatura? — revelou Sérgio Murilo, na época.  

O União Brasil é uma legenda nova, que formou-se após a fusão do Democratas (DEM) ao Partido Social Liberal (PSL), com isso, a sigla acabou tornando-se a maior do País. Isso, segundo Sergio Murilo, daria condições e força a Rose para brigar com os tucanos.  

Vale lembrar que quem comandará o União Brasil é o deputado federal Luciano Bivar. Ele celebrou a chegada de Rose à legenda com um vídeo na internet em que disse: “A gente aposta muito em você e na mulher brasileira. Temos certeza da sua competência e eu sei o quanto você poderá criar melhores oportunidades ao povo de Mato Grosso do Sul". 

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil), deve comparecer ao evento nesta manhã. Ela compartilhou alguns convites em sua rede social, no entanto, não extendeu nenhuma felicitação antecipada à Rose.  

O presidente regional do Podemos, Sergio Murilo também deve estar no evento nesta manhã, assim como Thronicke, ele não antecipou nenhuma felicitação a Rose em sua rede social.  

Outra personalidade política que deve estar na cerimônia é o secretário-geral do União Brasil, Antônio Roedas.

As lideranças regionais do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Vinícius Siqueira; do Rede Sustentabilidade, Tatiana Ujacow; do Partido Social Cristão (PSC), Wilson Joaquim da Silva e do Avante,  Lúcio Danny Soares, entre outros devem comparecer. 

CARREIRA 

Professora, Rose, é formada em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Ela foi eleita em 2008 vereadora de Campo Grande com 7.536 votos (1,87%). Em 2012, reelegeu-se com 10.813 votos (2,50%), sendo a segunda mais votada de Campo Grande. Em 2015, tomou posse como vice-governadora de Mato Grosso do Sul. E também foi nomeada secretária de estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, deixando o cargo em abril de 2016 para disputar a indicação do partido para a candidatura à prefeitura de Campo Grande. Em 2018, Rose Modesto foi eleita deputada federal com 120.901 votos, a maior votação proporcional. 

Em 2019 ela assumiu uma cadeira na Câmara Federal, e desde então, captou R$ 800 milhões em emendas às áreas de Saúde e Agricultura para o município de Fátima do Sul, próximo ao distrito onde foi criada (Culturama). 

Ela esteve em Culturama em 5 de março de 2021, onde realizou uma evento "simbólico e afetivo", de lançamento da sua pré-campanha ao governo. 

Rose disse no local, ter ficado feliz por ter dado o pontapé inicial no distrito. “Ir até Culturama para poder começar a minha campanha é uma forma de respeito com a região que nasci e me ajudou e vai continuar me ajudando a realizar os meus sonhos”, explicou.  

Além de Rose Modesto será a 2ª a oficializar a pré campanha em um grande evento. Mostramos aqui no MS Notícias que Marquinhos Trad (PSD), já lançou sua pré-candidatura em 5 de março. 

Ainda concorrerão à sucessão de Reinaldo Azambuja (PSDB), Eduardo Riedel (PSDB), os ex-governadores André Puccinelli e José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT

Outros políticos também falam sobre suas candidaturas, nesta ala estão: o deputado estadual Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar, que migrará do PSL para o PL; o ex-vereador de Campo Grande Vinícius Siqueira (PROS) e o advogado Humberto Abussafi Figueiró, o Beto Figueiró (PRTB).