24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Takimoto destaca importância dos profissionais da medicina

A- A+

Heloísa Lazarini

O deputado estadual George Takimoto (PDT) participou ontem da sessão solene em homenagem ao Dia do Médico, comemorado hoje, realizada na Assembleia Legislativa. Entre os homenageados com a medalha Jeanne Elisabeth Wanderley Tobaru, está o médico Luis Antonio Maksoud Bussan.

Takimoto destacou a importância da homenagem, que serve para valorizar o trablho realizados pelos profissionais da medicina em Mato Grosso do Sul. O médico Luis Bussa, casado, graduou-se no curso de Medicina pela Escola Médica do Rio de Janeiro Universidade de “Gama Filho”. Luis recebeu vários títulos e distinções ao longo de sua carreira.

O médico foi assistente no Departamento de Cirurgia da Escola Médica do Rio de Janeiro da Universidade “Gama Filho”, professor por concurso de Cirurgia Vascular da UFMS- Campus de Dourados, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional/MS e atualmente é chefe do serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Evangélico de Dourados.

Também acumula importantes atuações no universo científico, social e intelectual do Estado, como Certificado de habilitação Cirurgia do Trauma e Emergência, médico da junta inspetora de Saúde da Unidade Sanitária de Dourados, Diretor Clínico da Policlínica Santa Cruz Ltda Dourados.

Saiba Mais

A medalha leva o nome da médica Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru. Jeanne era cardiologista e natural de Vacaria (RS). Em 1973 formou-se na então Universidade Estadual de Mato Grosso, hoje UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e participou durante 35 anos na organização, funcionamento e evolução do Proncor, como médica e diretora clínica. Também fez parte da criação do primeiro serviço de hemodinâmica de Campo Grande, no ano de 1982, e presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A médica faleceu em 4 de abril de 2010, aos 59 anos, vítima de câncer. (Fonte ALMS)