A seleção italiana de futsal conquistou sábado o título da edição 2014 do Campeonato Europeu realizado na Bélgica. Na decisão, a equipe derrotou a Rússia por 3 a 1, com gols de Gabriel Lima, Murilo e Giasson; Éder Lima fez para os russos.
Entre os campeões está o ala douradense Alex Babalu Merlim que começou a partida como titular ao lado do goleiro Mammarella, Gabriel Lima, Saad e Giasson.
“Quero agradecer a todos que curtiram, comentaram, mandaram mensagens de apoio e de força, de torcida. Essa vitória é para cada um de vocês, família, amigos e conhecidos; pessoas que acreditam no meu trabalho”, disse Merlim em sua página em uma rede social.
O sul-mato-grossense foi uma das peças mais importantes do esquema tático montado pelo técnico Roberto Menichelli, participando de todos os jogos, inclusive da semifinal contra Portugal, quando jogou mesmo sentindo febre.
Antes da decisão, pelo grupo "C", a Itália enfrentou a Eslovênia e o Azerbaijão, vencendo por 3 a 2 e 7 a 0, respectivamente. Nas quartas bateu a Croácia por 2 a 1 e na última quinta-feira, superou Portugal por 3 a 1 na semi.
Babalu está no futsal italiano há vários anos, sendo que em seu atual clube, a Alter Ego Luparense, o qual defende desde 2011, conquistou importantes títulos que ajudaram a alavancar sua carreira. Ele disputou o Campeonato Mundial de 2012 na Tailândia, ajudando a Itália a chegar ao terceiro lugar na classificação geral.
Gazeta MS