26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Com um mês de redução da alíquota, venda do diesel atinge 10% da meta do governo de MS

A- A+

A redução de 17% para 12% da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o litro do óleo diesel em Mato Grosso do Sul já atingiu 10% da meta estabelecida pelo governo do Estado para compensar as perdas de receita em função do imposto.

A lei foi sancionada em 1º de julho, há exatamente um mês pelo governador Reinaldo Azambuja  (PSDB). Em média, o valor do óleo diesel custava R$ 3,16 no Estado. Segundo a previsão do governo de Mato Grosso do Sul, as vendas devem aumentar em 40% até dezembro.

Conforme números oficiais, divulgado pelo governo do Estado, desde a vigência da medida a arrecadação sobre a comercialização do combustível cresceu 4%. Segundo o governo estadual, as vendas continuam na média.

Nos primeiros 15 dias do mês de julho a comercialização atingiu 56 milhões de litros de óleo diesel, enquanto a média fica na casa dos 125 milhões mensais, de acordo com o governo do Estado. A previsão do governo é de que o consumo de óleo diesel chegue à casa dos 180 milhões de litros mensalmente.

Segundo o governo do Estado, com a diminuição do imposto, Mato Grosso do Sul terá mais competitividade com outros estados brasileiros para escoar produção. Conforme o governo, caso a meta de comercialização do diesel aumente, a medida deverá perdurar para próximo quatro anos no Estado, segundo o governador Reinaldo Azambuja.