26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Governo federal quer lançar plano nacional diminuir acidentes de trânsito

A- A+

Uma proposta do governo federal pretende lançar um plano de ação para o enfrentamento das mortes em acidentes ocorridas no país. Durante reunião com governadores de estados, a presidente Dilma Rousseff (PT) ressaltou a relevância de aumentar a segurança nas vias e rodovias, principalmente com relação aos motociclistas.

No último levantamento divulgado em 2013, pelo menos 51,8% das internações por acidentes de transporte em hospitais estavam relacionadas a motocicletas. Conforme o ministério da Saúde, o plano envolve sete ministérios e está dividido em dez eixos.

Integram a elaboração da proposta os ministérios da Saúde, Cidades, Justiça, Trabalho e Emprego, Previdência, Educação e Transportes. Eles estão sob a coordenação Casa Civil.

Conforme Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% dos motoristas admitem associar álcool e direção. Ainda segundo a PNS, metade da população (49,8%) afirma que nem sempre usa o cinto de segurança no banco de trás dos veículos. Nas áreas rurais do país, 41% afirmam que nem sempre usam capacete quando estão na garupa das motos.

Os gastos do SUS com acidentes de motos foram de R$ 112,9 milhões - uma fatia de mais de 49% do total investido para tratar sequelas de acidentes de trânsito. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 42,2 mil pessoas morreram no país em função de acidentes de trânsito em 2013, 12.040 envolveram motocicletas.