26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Inovação

Sonho em comum fazem amigas criar empresa pioneira no MS

A união resultou em projeto inovador na área da saúde

A- A+

Muitos de nós estamos acostumados a encontrar profissionais de enfermagem atendendo a comunidade nos postos de saúde, hospitais e clínicas. Porém, alguma vez você ouviu falar em consultório de enfermagem? Essa é uma novidade que chega a Mato Grosso do Sul e promete facilitar o cuidado a saúde com preço acessível.

Diante da crescente demanda na prevenção e a assistência em saúde, as enfermeiras Angela Marisa Aguiar, Natália Matos Coelho, Lurdes Padilha Schoffen e Joseane Recalde, se uniram, e assim, nasceu a “Cuidar-te - Consultório de enfermagem”, sediada em Campo Grande, sendo a única do gênero a oferecer este serviço no estado.

A enfermeira Ângela Aguiar, uma das idealizadoras do projeto, ressalta o valor desta iniciativa como uma necessidade coletiva e viável.

“É uma necessidade da população. Conversando com pacientes em outros locais onde trabalhamos, vimos à necessidade de haver um local especial para estar fazendo esses procedimentos mais tranquilos. A população sempre pedia indicações. Então, juntas, tivemos a ideia de formar essa parceria, montando um espaço que seja para a toda a população e tenha um preço acessível”, destaca.

Um sonho

Amigas e enfermeiras, numa reunião entre elas, conversando profissão, perceberam necessidades da população por um atendimento mais direcionado e, além, é claro, da própria uma independência profissional. “Analisamos uma demanda que sempre vinha até nós. O que faltam? As necessidades? O que faltava nas unidades de saúde? A Ângela dizia que em seu local de trabalho, sempre perguntavam a ela, se não tinha um local apropriado para a realização de um atendimento de enfermagem. Então, de comum acordo, pensamos no consultório, em sermos autônomas. Através da nossa amizade, resolvemos fazer essa parceria”, afirma Joseane.

Organização

Lurdes, comenta a organização da empresa e as especializades das enfermeiras do local. “As atribuições dos enfermeiros são bem amplas, e cada uma tem suas especialidades. A Joseane é enfermeira do trabalho, eu sou especialista em saúde da família, a Natália em enfermagem pediátrica e Ângela na parte da enfermagem obstetrícia. Todas tem experiência em saúde pública, atribuições que já realizavamos nas unidades de saúde do município. Como queríamos efetuar tudo isso num local nosso, para melhor administrar, cada uma ficou responsável por um setor, embora todas executem as atribuições de um enfermeiro dentro de um consultório".

Contato com empresas e workshops

Joseane, especialista em enfermagem do trabalho, abriu um leque importante para a “Cuidar-te”: a parcerias com empresas. “Como sou enfermeira do trabalho, entro em contato com empresas e escolas, desenvolvendo assim palestras, cursos, workshops, capacitação de profissionais, algo importante, pois para a empresa funcionar bem, a saúde do trabalhador deve estar em dia".

Parcerias e atendimento personalizado

Joseane destaca as atividades do consultório, os serviços e atendimento personalizado e o horário estendido, um ponto a frente da concorrência. “Nós fazemos pré-natal, coleta de preventivo e ao longo do tempo, formamos parcerias. Como parceiro, temos um laboratório que atende com análises clínicas, todos os exames laboratoriais, inclusive, o preventivo. Tem mais dois parceiros também pra exames de raios-X, ultrassonografia, onde encaminhamos, temos uma clínica geral, Drª. Melissa Chamorro, um contato nosso dentro do município que atende conosco, atuando em saúde da família e realizando procedimentos de auricoloterapia, temos uma pediatra, Drª Michelle, além de uma psicóloga, Drª Raquel Icassati".

Horários flexíveis

Joseane ressalta o horário flexvível do atendimento. "Como as médicas tem vínculo com o município, elas atendem aqui após às 17hs, tendo essa facilidade de trabalhar, tanto no horário comercial, como em terceiro turno, um diferencial no mercado, pois quando a pessoa não quer pegar atestado médico, ela tem facilidade no atendimento, tanto com as enfermeiras, quanto com as médicas”.

Procedimentos

A “Cuidar-te” oferece também procedimentos como consulta domiciliar, sondagem, curativos e retiradas de pontos, medicação com receita, inalação, pré-natal e amamentação, administração de insulina, furo na orelha de crianças e adultos, teste de gravidez, glicemia, consultoria, treinamentos, cursos e palestras.

Entre em contato com a “Cuidar-te – Consultório de Enfermagem” nos telefones
(67) 3211-2603, (67) 99233-3585 e (67) 99168-8006.

A "Cuidar-te" fica na Rua Berilo, 33, Vila Alba, Campo Grande/MS.