11 de dezembro de 2024
Campo Grande 32ºC

COMUNICAÇÃO

Jornalismo público de MS é elogiado na imprensa nacional

Pesquisa mostrou que os programas jornalísticos das TVs abertas e jornais impressos e TVs em canal aberto atingem índices altos de confiança da população brasileira

A- A+

A redação da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (FERTEL), que administra a TVE Cultura, Educativa FM 104.7 e o Portal da Educativa, recebeu através de e-mail nesta última semana, os seguintes dizeres: "À TVE Cultura MS e afiliadas olhem isso!! O trabalho de vocês foi elogiado e reconhecido na grande imprensa. Editorial da Folha de São Paulo. Muito obrigado. PARABÉNS A TODOS. VAMOS EM FRENTE."

O e-mail que motivou ainda mais a equipe de trabalho das emissoras públicas de MS, veio assinado pelo atual diretor de jornalismo da TV Cultura, Leão Serva um dos maiores jornalistas brasileiros. Do alto de sua vasta experiência como editor, diretor de redação, escritor com vários livros publicados, professor, ex-redator da Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, LANCE, PLACAR, entre outros. A empolgação do experiente profissional com as parceiras tinha sua razão apontada no editorial em anexo e que havia sido publicado pela Folha de S. Paulo em de 27/03, última sexta-feira. 

A TVE de MS e TV Cultura podem ser assistidas nos canais; 4.1 TV Aberta; canal 13.1 TV Aberta Dourados; canal 15 NET; canal 304-1 SKY; canal 404 Claro TV e canal 513 VIVO.  

No e-mail, o diretor de jornalismo da Cultura divide com os jornalistas da TVE Cultura MS os "louros" da citação elogiosa ao jornalismo público da emissora no editorial e que chamou atenção também do governo de São Paulo.  No referido editorial fica clara através da pesquisa Datafolha o avanço do canal aberto, canal público, do rádio e sites, jornais impressos, na audiência e na credibilidade junto à população brasileira, em detrimento às redes sociais, usada pelo presidente Bolsonaro para pautar a grande imprensa.

A repórter Elza Recaldes em rede,  direto  de MS,  para os 27 estados da federação. Foto: Reprodução/TVE-MS 

Maior era o entusiasmo do experiente jornalista com os colegas sul-mato-grossenses pois sinalizava também o acerto na regionalização da informação com a parceira local.  A parceria da rede paulista e TVE Cultura MS se dá de forma   diária com o envio e exibição de boletins e informes produzidos pela equipe da TVE Cultura em colaboração com a emissora pública do governo de São Paulo, sendo o destaque mencionado no referido editorial, daquele considerado, um dos maiores e mais polêmico jornal da imprensa brasileira.  A menção ao trabalho da TV pública, se deu ao divulgarem a pesquisa do Instituto Datafolha sobre os índices de confiança da população brasileira sobre a atuação da imprensa nesse momento de crise do coronavirus.

A pesquisa mostrou que os programas jornalísticos das TVs abertas e jornais impressos e TVs em canal aberto atingem índices altos de confiança da população brasileira, assim como o rádio e sites jornalísticos. Finalizando o editorial elogiou as parcerias e coberturas nacionais dos veículos privados, e público, no caso a TV Cultura. 

Secretário  de Governo  Eduardo Riedel fala  em rede  nacional  da TV Cultura. Foto: Reprodução 

A pesquisa dando ênfase à TV Cultura foi um sinal de alerta importante para a comunicação pública e soou no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Ao contrário do seu atual desafeto, o presidente Jair Bolsonaro usa rede social para pautar a imprensa, o governador João Dória (PSDB) tem em suas aparições recentes entrado ao vivo diariamente pela TV Cultura para atualizar os boletins do Codiv-19 no Estado de São Paulo. 

Esse tem sido o tom de Dória nos últimos dias, em que utilizou uma transmissão ao vivo da TV Pública para fazer uma defesa enfática da permanência do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cujo discurso destoa do presidente nas estratégias de combate ao novo coronavírus.

Segundo o diretor presidente da TVE Cultura MS, Bosco Martins: "nos motiva bastante o fato da citação e da valorização da boa comunicação e com o fenômeno inusitado do Coronavirus tem sido esse o resultado. Em procurar por informação de credibilidade, é isso que o editorial sobre pesquisa Data Folha demonstrou.  Mas uma vez o valor da imprensa comprometida com a responsabilidade, a verdade dos fatos se sobrepõe a enxurrada de fakes news e besteirol das redes sociais. Sites, jornais impressos, TV aberta privada   ou pública, rádio, enfim veículos jornalísticos a denominada imprensa tem conquistado nesse momento, no mundo todo, uma audiência fantástica e o engajamento de seu público leitor, por conta de sua credibilidade na sociedade em que atua”, avaliou o jornalista.

FERTEL TEM CAMPANHA ANTI-FAKENEWS

Em tempos de coronavirus e fake News por orientação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, a quem a fundação está subordinada, a FERTEL não paralisou suas atividades e mantém carga de trabalho  diferenciado. A direção   unificou o seu noticiário e tem destinado a programação da TVE Cultura, Rádio Educativa FM 104.7 e Portal da Educativa, denominada em slogan "emissoras da população de MS," moldando seus boletins diários de rádio e TV, notícias do Portal e podcasts à prestação de serviço e informações confiáveis, intensificados com a distribuição nas plataformas digitais, e pela rede Cultura, com esclarecimentos sobre comportamento e impactos da pandemia no dia a dia da população. 

A FERTEL também  entrou na "guerra" para  combater às fake news disseminando informações confiáveis nas redes sociais:  "Essa providência está em sintonia com o protocolo do Comando de Comunicação do Governo do Estado, diante da necessidade do combate às fake news e aos boatos relacionados ao coronavírus e também devido ao elevado número de demandas sobre o tema, a pedido do secretário  Riedel transferimos  para colaborar  na cobertura  do Hospital Regional,  dois  profissionais  de nosso  quadro,"   disse Martins.

A Fundação, desde a criação do Centro de Operações Especiais contra o Coronavírus (Coe-MS) tem concentrado a produção jornalística na divulgação de informações que esclareçam a população, sobre como enfrentar o Coronavírus e o alcance das medidas das autoridades no enfrentamento à doença. "Nossa mobilização é fundamental nesse momento, a comunicação se torna uma arma importante para a população se proteger dessa ameaça. Como o crime, a doença, que infelizmente nunca cessa, as notícias, boas ou más, também não o param de acontecer", ressalta o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

A partir da decretação do isolamento social pelo governador Reinaldo Azambuja, seguindo as orientações do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, toda equipe do governo estadual, incluindo a FERTEL, estabeleceu regimes diferenciados de trabalho. O governador Reinaldo Azmbuja destaca que a tarefa mais importante da função social do jornalismo nesse momento é garantir informação precisa e confiável, daí a intensificação do trabalho nas plataformas digitais, alcançando praticamente toda a população, através do Whatsapp, Facebook, Instagram, podcasts e outro recursos de comunicação. "Combater a disseminação de fake news é uma tarefa paralela ao combate da doença e no caso das falsas notícias, o remédio é levar a informação confiável. Além disso, o jornalismo retrata o momento, mostrando as iniciativas, os gestos de solidariedade e também apontando os abusos e a exploração. A determinação é prestar serviço, divulgar as diversas ações e atitudes do governo para atender aos interesses coletivos, atender à saúde física e mental da população", finalizou o governador.

Outra opção é acompanhar a programação pela internet, pelo link: www.tvecultura.ms.gov.br/ao-vivo

Ou ainda nas redes sociais:  Facebook: @portaldaeducativa ou pelo Instagram: @portaldaeducativa