26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

INTERNACIONAL | RÚSSIA

Embarcação naufraga em região de mar com 30°C negativos; 17 morrem

Acidente ocorreu na região norte do Mar de Barents, na Rússia

A- A+

Uma embarcação pequena de pesca russa afundou nas águas do Mar de Barents, ao norte, nesta 2ª-feira (28.dez), ao todo haviam 19 tripulantes na embarcação, 17 deles foram confirmados mortos no acidente.  

O Ministério de Situações de Emergência atribuiu o naufrágio a um forte acúmulo de gelo na embarcação, que afundou na costa do arquipélago Novaya Zemlya.

Segundo a agência, dois tripulantes foram resgatados por outro barco pesqueiro na área e que as buscas para tentar recuperar o restante da tripulação estão em andamento.

“As chances de sobrevivência em tais condições, mesmo que alguém usasse roupa de mergulho, são praticamente zero”, disse uma fonte familiarizada com a situação à agência de notícias Interfax, citando ventos fortes, tempestade e temperatura do ar em torno de 30 graus negativos Celsius (menos 22 Fahrenheit).

Navios da Frota do Norte da Rússia estavam indo para a área para tentar procurar sobreviventes, disse a Interfax.

O Comitê de Investigação, órgão que investiga crimes graves, disse que estava tentando determinar se o naufrágio estava relacionado a violações das normas de segurança marítima. Ele disse que todos os cenários estavam sendo considerados.

Um avião militar foi enviado para a área para apoiar os esforços de resgate, disse a TASS citando o ministério da defesa.

Os navios de resgate enfrentam temperaturas de cerca de -20 ° C e ondas de cerca de quatro metros de altura (13 pés), disse o Ministério de Situações de Emergência.

Um oficial do porto da cidade de Murmansk disse à agência de notícias TASS que um tripulante já havia sido encontrado morto nas águas do Ártico.