26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

BOA AÇÃO

Foto registra homem negro resgatando manifestante branco no Reino Unido

Hutchinson disse que não se questionou se o homem era racista ou parte de uma manifestação contrária quando decidiu resgatá-lo

A- A+

A imagem mostra uma briga durante uma manifestação contra o racismo, em Londres. Na fotografia, Hutchinson, que é negro, carrega um homem branco, antes de levá-lo para um lugar seguro.

"A situação não ia terminar bem", disse Hutchinson à BBC. Nas redes sociais, ele recebeu inúmeros elogios por sua ação.

"Eu o levantei, o carreguei e o retirei dali", explicou.

A identidade do homem carregado por ele não foi descoberta até o momento. Também não se sabe se o desconhecido era membro da extrema direita e participava de uma manifestação contra os atos antirracistas.

Os protestos antirracismo de sábado, em Londres e em outras cidades do Reino Unido, foram, em geral, pacíficos.

Mas, na capital, também houve grupos que incluíam ativistas da extrema direita. Mais de 100 pessoas foram presas em Londres, em razão de brigas entre manifestantes que estavam em lados opostos e em virtude de ataques contra a polícia.

Hutchinson estava na manifestação com seus amigos para apoiar a luta contra o racismo quando viu uma briga no topo de uma escada do centro cultural Southbank Center, próxima da ponte de Waterloo.

"O cara acabou no chão e eles [apontando para os amigos] foram rápidos em evitar que ele fosse pisoteado", disse Hutchinson, que é preparador físico.

"Ao fazer isso, eles criaram uma barreira ao seu redor e eu fui o último a chegar. Eu o peguei, o carreguei como um bombeiro e o tirei lá. Os outros ao meu redor me protegeram e protegeram esse senhor para que não fosse agredido ainda mais."

Segundo Hutchinson, algumas pessoas continuaram tentando agredir o homem, enquanto ele o carregava para um local seguro.

Algumas pessoas que estavam no local afirmaram que o homem que ele carregava era membro da extrema direita. Porém, jornalistas que estavam no local não conseguiram identificá-lo.