27 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

NOVA DOENÇA

Surtos de varíola dos macacos alertam o planeta; 'muito rara'

No passado, doença semelhante acometeu principalmente adolescentes menores de 16 anos

A- A+

Novo alerta mundial surgiu nesta sexta-feira (20.mai.22): uma epidemia de varíola oriunda de macacos.

Europeus e alguns outros países já detectaram a doença (veja a lista abaixo), que é semelhante à varíola 'humana', mas essa é considerada muito rara e quase inexistente. 

A varíola dos macacos é considerada um ortopoxvírus [vírus da varíola]. A doença foi relatada pela primeira vez em algumas regiões tropicais da África Central e Ocidental em 1958.

Já naquela época esta doença era extremamente rara, acredita-se que tenha se originado em esquilos terrestres, posteriormente transmitido aos macacos e deles se espalhou para os humanos. Dos casos documentados, sabia-se que a doença acometeu principalmente adolescentes menores de 16 anos.

A doença é transmitida por gotículas táteis e transportadas pelo ar, mas principalmente - em contato próximo com os infectados por algum tempo. Ou seja, não é tão contagiosa quanto o coronavírus.

O período de incubação da doença é, dependendo do curso individual da doença, de 5 a 21 dias. Os sintomas incluem febre, dores nas costas e nos músculos, calafrios e fadiga (febre), erupção cutânea em todo o corpo e bolhas com pus. Na maioria dos casos, a doença é bastante fácil e desaparece sozinha em algumas semanas.

Dependendo do curso individual da doença, a taxa de mortalidade da varíola dos macacos é de 4% a 22%. A taxa média de mortalidade é estimada em 10%. A varíola é mais grave em crianças, e principalmente aqueles que não são vacinados contra a varíola morrem.

A SITUAÇÃO NA EUROPA E NO MUNDO

Nesse ano, o 1º caso foi registrado em 7 de maio na Europa; um cidadão britânico que chegou recentemente a Londres, vindo da Nigéria, adoeceu. Alguns dias depois, duas outras pessoas que moravam com ele na mesma casa adoeceram. Em 16 de maio, foram descobertos mais quatro pacientes em outras partes de Londres. Em 20 de maio, 20 casos de varíola foram confirmados na Grã-Bretanha.

Em 18 de maio, Portugal relatou pelo menos 14 casos confirmados de varíola dos 20 suspeitos e a Espanha relatou sete casos. Em 20 de maio, já havia 23 casos em Portugal.

Os Estados Unidos disseram em 18 de maio que tinham um caso provável, e o Canadá - pelo menos 13 suspeitos de estarem infectados com varíola.

Itália, Suécia e Bélgica relataram varíola em 19 de maio. A França também relatou um possível caso. Em 20 de maio, dois casos semelhantes foram relatados pela Austrália e pela Alemanha.

EXISTE UMA VACINA CONTRA A VARÍOLA DOS MACACOS

Não há vacina contra a varíola agora - não havia necessidade disso antes, porque era impensável que a doença começasse a infectar as pessoas em massa e se espalhar para a Europa.

No entanto, os médicos dizem que a vacinação contra a varíola também pode proteger contra a varíola - natural e varíola são descendentes do mesmo grupo viral, o que significa que são muito semelhantes.

PROTEÇÃO CONTRA A VARÍOLA

Os médicos recomendam que você lave regularmente as mãos, siga a higiene pessoal e tome cuidado com o contato sexual para se proteger contra a varíola. Também será útil ter uma vacina contra a varíola - em princípio, agora é feita para todos e desde a infância. Também não é recomendado comer carne de macaco e evitar contato próximo com pessoas que pareçam doentes com varíola (feridas, erupções cutâneas, bolhas, etc.).