29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Águas Guariroba está proibida pela justiça de cobrar taxa de religação

Empresa ainda terá de devolver valor cobrado de clientes, pois taxa foi considerada ilegal

A- A+

A partir de hoje, a Águas Guariroba está proibida de cobrar taxa de religação de água em casos onde o serviço foi suspenso por inadimplência.

Segundo decisão do juiz de Direito Auxiliar Marcelo Ivo de Oliveira, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, atendendo pedido do MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), a cobrança foi considerada ilegal e a Águas terá de restituir todos os clientes que tiveram de pagar pelo religamento da água.  

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo Promotor de Justiça do Consumidor de Campo Grande Antonio André David Medeiros, no final de 2013, a justiça entendeu que a suspensão da cobrança deve ser imediata. A restituição dos valores deverá ser acrescida a correção monetária com base no IGPM-FGV a partir da data do desembolso e juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

A justiça ainda determinou que a empresa deixe de cobrar a taxa de religação de água após o pagamento de todos os débitos, sob pena de multa diária. A decisão se pautou em inquérito do MPE que apurou o fato de a Águas Guariroba ter reajustado a taxa de religação em 455% (quatrocentos e cinquenta e cinco por cento), na denominada "taxa de religação VIP", que passou de R$ 24,87 para R$ 138,21. A reportagem entrou em contato com a Águas Guariroba para saber como o cliente deve proceder para receber de volta dinheiro pago com taxa de religação. Em nota, a empresa respondeu que ainda não foi intimada (não houve publicação no Diário Oficial), e que irá recorrer da decisão.

*Matéria editada às 17h17 para acréscimo de informações.