A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) irá reativar o atendimento preventivo ao câncer de mama com a entrega de um mamógrafo para o CEM (Centro de Especialidades Médicas) e outro para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Tiradentes - região leste de Campo Grande.
Cada aparelho tem a capacidade de atender 52 pacientes por dia totalizando 1.040 atendimentos por mês nas unidades de saúde, valor acima do que prevê o Ministério da Saúde.
O mamógrafo do CEM é um equipamento novo com sistema digital em alta resolução. Já o da UBS Tiradentes passou por manutenção para modernização do sistema, de analógico para digital.
Com os novos aparelhos, a população feminina da Capital terá acesso ao exame de mamografia, que é sem dúvida, fundamental para aumentar as chances do processo de cura da doença Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), com diagnóstico precoce, as chances de cura em casos de câncer de mama são de 95%. Hoje, no Brasil, existem 57.120 novos casos para cada 100 mil habitantes. Apenas em Mato Grosso do Sul, são 770 novos casos, para cada 100 mil habitantes, e na Capital, o número de casos é de 370.
Veja a seguir a tabela geral da estimativa feita pelo Inca para o ano de 2014:
Redação