26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Dia Mundial da Diabetes é lembrado com diversas atividades na Capital

A- A+

O dia 6 de novembro terá diversas atividades programadas elaboradas pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) para marcar o dia Mundial do Diabetes que é lembrado no dia 14 de novembro. 

Na ocasião, equipe técnica vai orientar sobre a doença, seus agravos e formas de prevenção. Esta unidade conta com o apoio de uma equipe multiprofissional que demonstrará para a população que é possível conviver bem com o diabetes a partir de uma vida saudável com a mudança de estilo de vida.

Durante a manhã serão realizadas atividades físicas, orientação feitas por médicos endocrinologistas, avaliação do pé diabético e antropométrica (medição das variações físicas e na composição corporal global), orientações sobre aplicação de insulina e orientações nutricionais. A iniciativa busca chamar a atenção para os índices da doença em Campo Grande que, segundo dados do Ministério da Saúde chega a 6,6% da população a partir de 18 anos, um pouco abaixo do índice nacional que é de 6,9%.

A intenção durante as atividades é trabalhar a divulgação de ações e informações que possam tornar mais saudável a vida da pessoa com diabetes. Para os anos de 2014 a 2016 o tema Vida Saudável e Diabetes foi escolhido pela IDF (Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde) para destacar as preocupações sobre os crescentes números de diagnóstico no mundo.

As ações coordenadas pela equipe do Programa de Hipertensão e Diabetes da Sesau, contam com a parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), Sanofi, Novartis, Boehringer e Novo Nordisk.