26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Ataque Cardíaco

Homem morre dentro de academia em Campo Grande

A- A+

Um homem de 44 anos sofreu uma parada cardíaca na manhã desta quinta-feira (11), na academia Smart Fit que funciona dentro do Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e equipes do Corpo de Bombeiros realizaram atendimento  mas a vítima não resistiu e morreu no local.

Os paramédicos deram 5 choques elétricos através de um desfibrilador e  tentaram a reanimação do paciente por cerca de  50 minutos. 

De acordo com os bombeiros, existiam equipamentos de primeiros socorros na academia onde o homem fazia os exercícios. Esses equipamentos foram usados para auxiliar o atendimento.

Segundo o Samu, o homem teria iniciado os treinos há pouco tempo, era obeso e tinha históricos de problemas cardíacos.

Desde 2013 as academias não são mais obrigadas a exigir exame médico dos alunos. A apresentação do atestado era obrigatória até que uma alteração na lei derrubou a medida.

O cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb considera que um exame médico completo deveria ser exigido de todas as pessoas que querem se matricular em uma academia.

A maioria das academias segue a recomendação do Conselho Federal de Educação Física: exige apenas uma avaliação com um professor da área, onde o aluno deve responder a um questionário sobre a sua saúde.

A academia  Smart Fit informou por meio de sua assessoria de imprensa que cumpre a lei vigente em Campo Grande com relação às declarações de aptidão para a pratica de atividade física, e que possui o atestado médico que o aluno apresentou antes de iniciar as aulas no local. Ainda segundo a assessoria, a rede lamenta profundamente o falecimento do cliente e, em solidariedade, prestará apoio à família.