29 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Homex, vereadores se reunirão com secretário para "destravar" Habite-se e garantir entrega de chaves

A- A+

Depois de matéria publicada ontem pelo MS Notícias sobre os problemas enfrentados pelos proprietários de apartamentos da construtora Homex, no bairro Paulo Coelho Machado, os vereadores Otávio Trad (PTdoB) e Paulo Pedra (PDT) anunciaram hoje durante sessão ordinária  da Câmara que irão enviar ofícios e solicitar reunião com secretário de meio ambiente e desenvolvimento para cobrar agilidade da liberação do Habite-se.

Para o vereador Otávio Trad, é preciso agilidade por parte da Prefeitura, por isso ele resolveu encaminhar hoje ofício ao secretário Valdir Gomes cobrando celeridade no processo de liberação do documento. "A Prefeitura precisa resolver logo esta questão, pois muitas famílias estão correndo risco de ser despejadas, estão com aluguel atrasado e pagaram pelo imóvel", diz Otávio.

O vereador relembrou os esforços da Câmara, em 2014, quando realização da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Homex quando foi acordado que as obras seriam finalizadas pela construtora VBC Engenharia.  As obras foram concluídas em fevereiro deste ano, mas pela falta de Habite-se, a Caixa Econômica Federal não entrega as chaves aos moradores. 

"Estamos desesperados, eu mesma corro risco de ser despejada de onde estou e não consigo me mudar para apartamento que comprei, e quando buscamos informações na Caixa eles nos dizem que é por falta de Habite se", diz a proprietária de um dos apartamentos Kenia Miranda, que diante do longo tempo de espera pelas chaves do apartamento saiu em busca dos proprietários que estão na mesma situação em redes sociais para convocá-los para uma reunião. "Precisamos decidir juntos o que fazer. Temos que unir todos que têm os contratos assinados e cobrar alguma providência", desabafa.

Kenia explica, que aluns dos apartamentos estão sendo invadidos por pessoas que vivem nas favelas da região do Paulo Coelho Machado e do bairro vizinho Canguru. "Por isso estamos preocupados, é injusto nós que pagamos não podemos entrar, há cinco meses esses apartamentos estão prontos e agora tem gente invadindo, temos que fazer alguma coisa".

Já o vereador Paulo Pedra entende que é preciso reunião com secretário para resolver o problema e reforçar o pedido de Otávio, feito por meio de ofício. "Vou convocar os membros da Comissão de Obras para que seja agendada uma reunião com o secretário. Temos que ajudar essas famílias e resolver o problema".