29 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Olarte desafia Justiça e prorroga contrato de empresa investigada na Lama Asfáltica

A- A+

A LD Construções Ltda., de propriedade de Luciano Potrich Dolzan e uma das investigadas na Operação Lama Asfáltica deflagrada pela Polícia Federal, em parceria com Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Receita Federal, teve seu contrato com a prefeitura de Campo Grande prorrogado por mais um ano, conforme publicou o Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

A empresa do genro do empresário João Amorim, investigado por supostamente pagar propina a agentes públicos dos governos estadual e do município de Campo Grande para fraudar licitações em favorecimento do grupo com objetivo de desviar recurso público, foi prorrogado por mais um ano, até 8 junho de 2016. O termo aditivo foi assinado pelo secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Valtemir Alves de Brito, em 5 de junho e publicado na edição de hoje (22), e trata do serviços de Tapa Buracos.

Lama Asfáltica

As investigações da operação Lama Asfáltica se concentram em verbas federais, portanto analisam indícios de desvios de aproximadamente R$ 11 milhões em contratos que tiveram a contrapartida federal de R$ 45 milhões. Com a apreensão de documentos recolhidos nos mandados de busca realizados na residência dos empresários, nas empresas e na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), este valor deve ser multiplicado, uma vez que serão analisadas todas as licitações que envolvem estas empresas com Governo do Estado e Prefeitura. 

Olarte chegou a ameaçar com o cancelamento de todos os contratos de tapa buracos após denúncias de irregularidades. Segundo Valtermir Brito, novas licitações seriam abertas e os serviços inclusos nos contratos de recapeamento.

A partir de a Câmara Municipal de Campo Grande haver enterrado as possibilidades de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) uma vez que Gilmar Olarte contava com 23 vereadores em sua base aliada, o prometido não foi cumprido e todos os contratos mantidos com as empresas investigadas estão sendo prorrogados e os serviços pagos.