26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

CRIME AMBIENTAL

Pitbull ataca dois cachorros da mesma família e tutor é multado em R$1.500

Cachorro de familiar escapou de oficina na frente do terreno e deixou cães pequenos feridos, agora, dono do local responderá por maus tratos junto à Decat

A- A+

Mais um ataque de animais soltos, na tarde desta 5ª feira (22.abr.2021), deixou dois cachorros de pequeno porte feridos, no bairro Jardim Centro Oeste, em Campo Grande. Segundo informações da PMA, policiais militares ambientais receberam denúncia de que um pitbull teria agredido e ferido dois cães, sendo que todos os animais estavam sob a mesma guarda.

De acordo com a PMA, o local onde aconteceu o acidente abriga uma casa, separada por um portão de uma oficina, que fica na parte da frente do mesmo terreno onde estava o pitbull. Na tarde de ontem (22.abr) o animal, que estava sob os cuidados mas não pertencia à família, escapou e atacou os dois cachorrinhos da família, um de pelagem toda preta e outro caramelo rajado.

Policiais Militares contam que no terreno havia sangue por várias partes e os dois cachorrinhos atacados estavam caídos e ensanguentados. O responsável pelo local é um homem de 39 anos, que foi autuado administrativamente e multado pela PMA em R$ 1.500, além de ser encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Crimes Ambientais (DECAT), onde responderá por crime ambiental de maus tratos, que tem pena prevista de dois a cinco anos de reclusão.

Durante a ocorrência o proprietário ainda se comprometeu a levar os cachorros para a assistência de médico veterinário, sendo que a PMA mesmo efetuou o socorro e os entregou aos cuidados de médicos veterinários no hospital veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os Policiais fizeram ainda contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que ficou responsável pelo recolhimento do Pitbull

OUTROS CASOS

Vários ataques dessa natureza são relatados pela mídia local. Em 12 de março foi noticiada a morte da cadelinha de dois anos, chamada Susi, na frente da criança que era dona do animal, após um pitbull vizinho entrar na conveniência da família, na Rua Getúlio Costa Lima, bairro Tiradentes. 

Também, na 3ª feira (06.abr.2021) um caso que tomou grande proporção na Capital foi a morte do poodle Beethoven, que teve a cabeça arrancada após ser atacado por dois pitbulls, no bairro Tiradentes. Nesse caso, infelizmente, mais uma vez uma criança (09 anos) presenciou a cena brutal.