18 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Denúncia

De surpresa, depois do feriadão, Olarte suspende contrato com educadores de Ceinfs da Capital

A- A+

A prefeitura de Campo Grande cancelou no dia 22 de abril, depois do feriadão de Tiradentes, o contrato de trabalho firmado com 15 educadores infantis que atuam nos Ceinfs (Centro de Educação Infantil) da Capital. 

“É uma falta de respeito. Ninguém pode ser mandado embora de uma hora pra outra. Foi uma grande surpresa. Acredito que seja uma jogada política. O salário pago é vergonhoso. É preciso concurso público para resolver esse assunto”, 

Os educadores são concursados da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e cumprem carga de 20 horas, porém, desde final de 2013, quando os Ceinfs passaram a ser submetidos à Semed na época do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), esse grupo especial de professores foi criado justamente para desenvolver atividades pedagógicas próprias para garantir a formação educacional dos alunos dos Ceinfs, que são crianças de até 4 anos. Os profissionais trabalham mais 20 horas como contratados já que a prefeitura não abriu novo concurso.

Segundo os professores que denunciaram o caso ao MS Notícias, a gestão dos Ceinfs pela Semed nunca foi realizada de forma adequada. O município não fornece gasolina e os professores usam carro particular para se deslocar entre os Ceinfs nem material didático, como cartolina, papel sulfite, canetinhas, que nos últimos meses eram adquiridos pelos professores. Com suspensão do contrato, os Ceinfs contarão apenas com três professores responsáveis pelo programa pedagógico, o que é insuficiente para atender a demanda das 100 unidades onde estudam cerca de 15 mil alunos. 

A responsável pela Semed, secretária Angela Maria de Brito, está de férias na Itália e até o fechamento desta reportagem não conseguimos entrar em contato com o secretário adjunto Osvaldo Ramos Miranda para falar sobre o assunto, porém ele não foi localizado.