25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Tapa-Buraco

Sindicalistas criticam Bernal por firmar contrato com Exército para obras de recapeamento

A- A+

Prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) assinou na tarde desta segunda-feira (11) carta de anuência com Caixa Econômica Federal, que autoriza liberação de R$ 19 milhões para iniciar obras de recapeamento na Capital. Segundo prefeito, estão previstas obras nas avenidas Marechal Deodoro, Brilhante, e Rua Guia Lopes. “O passo agora é procurar comandante do CMO [Comando Militar do Oeste] para entregar documento da Caixa”, disse Bernal. Segundo prefeito as ações serão efetuadas pela equipe do Exército.

Na oportunidade, Bernal rebateu criticas feitas por sindicatos  da Construção Civil de que a contratação de Exército estaria tirando oportunidades de empregos, já que prefeitura não irá contratar empreiteiras para obras. “Está errado, isso não vai tirar emprego. Tem outras obras para serem feitas no município”, afirma.  

A decisão do prefeito de não contratar empreiteiras foi repudiada por dois sindicatos da Capital, o Sintracom (Sind. dos Trab. Nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande) e o SinticopMS (Sind. dos Trab. Nas Ind. Da Constr. Pesada e Afins de MS).“Isso é um absurdo! Precisamos gerar emprego e renda em nossa cidade, ainda mais nesse período de crise nacional”, afirmou José Abelha Neto, presidente do Sintracom.

Sem prazo

Em meio a polêmica, Bernal informou ainda que as obras não têm prazo para começar. Para amenizar o assunto, Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Amilton Cândido de Oliveira disse que ainda não foi confirmada a participação do Exército. Porém, caso seja efetivada a realização das obras pela equipe militar, município terá uma economia de 20%  no custeio das obras, segundo secretário. Conforme Amilton Cândido, o maquinário a ser utilizado será do exercito. “O Exército fará o recapeamento de acordo com projeto’, afirma. De acordo com secretário, além das avenidas, estão em tramite obras de recapeamento para Rua Bahia e avenidas Gury Marques e Calógeras.