25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Vacinação contra HPV em pré-adolescentes começa hoje

A- A+

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) começa hoje a vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano) nas pré-adolescentes da Capital. A estimativa é de que sejam imunizadas cerca de 20 mil meninas. O atendimento acontecerá em UBS (Unidades Básicas de Saúde) e em escolas públicas e privadas.

O Ministério da Saúde adotará o esquema vacinal estendido, composto por três doses. A segunda dose, seis meses após a primeira e a terceira dose, cinco anos após a primeira. A população alvo da vacinação é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade, no ano da introdução da vacina (2014); 9 a 11 anos, no segundo ano de introdução da vacina (2015); e 9 anos de idade, do terceiro ano em diante (2016).

Segundo a médica infectologista da Sesau, Andyane Tetila, a imunização é uma ferramenta de prevenção primária e também não substitui o rastreamento do câncer. Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Diana Christie