26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

CAMPO GRANDE | FAUNA

Vídeo: alvo da PF há 10 anos, loja no Centro é criticada por manter 'peixão' em aquário pequeno

"Só está nadando em círculo... É triste, muito triste", diz denunciante

A- A+

Faz quase 10 anos que a loja Planeta Real da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, foi multada pela Polícia Federal (PF) por manter animais num mini zoológico sem que tivesse licença ambiental. Ontem (6. junho), a revisora de texto, Greice Maciel, de 36 anos, denunciou que há num aquário na loja um peixe de cerca de 2,5 metros da espécie pirarucu que devido ao espaço pequeno de um aquário pode apenas se locomover em círculo.

A reportagem do MS Notícias esteve na loja nesta manhã (7. junho) e confirmou que o animal está no aquário e que de fato está restringido a nadar em círculo.  “Só fica rodando, nadando em círculo”, confirmou o repórter que também registrou em vídeo a locomoção do animal de grande porte. 

De acordo com apurado pela reportagem, o animal foi levado ao local em 2013, logo após a reabertura da loja, que naquele ano sofreu incêndio, ocasião em que 5 peixes da espécie pacu morreram em decorrência das chamas.

Greice disse à reportagem que a situação a que o peixe está submetido é muito ‘triste’. "Infelizmente nossa legislação é bem frouxa ainda quanto a isso, a gente tem que lutar para que seja mais rígida. É triste, é muito triste, ter que... existir esse comércio, de tirar esse, por mais que sejam filhotes, mas estão sendo retirados do seu ambiente, não é o ambiente natural deles, e isso é muito triste, e isso que as pessoas precisam mudar a concepção mesmo se tratando de uma vida animal”, declarou. 

Centenas de pessoas comentaram no post da denunciante, dizendo se tratar de ‘crueldade’ manter o animal em um espaço reduzido como o que está. 

Greice disse apenas que gostaria que a loja oferecesse um espaço maior para o animal, já que compreende que diante do tempo que está em cativeiro, pode não se adaptar à vida fora dele. Apesar disso, Greice pediu que haja conscientização para que não façam os animais sofrerem para entretenimento humano. "O espaço onde ele fica é pequeno, é uma prisão. Ele fica nadando dentro daquele espaço. É uma prática legalizada, porém, tem que averiguar o espaço. Acredito que talvez o ideal seria levá-lo a um lugar mais adequado. A minha intenção é levantar o debate: 'até que ponto é eticamente correto aprisionar esses animais para entretenimento humano, mesmo que seja legal?", cobrou.  

A Polícia Militar Ambiental foi informada sobre a situação e disse à reportagem que uma equipe irá até a loja averiguar as situações de funcionamento e atestar se dessa vez o proprietário possui licença para manter os animais no local. 

A denunciante ainda alertou para as moedas jogadas por usuários da loja, enferrujam e podem causar problemas à saúde dos peixes. 

A PMA disse que as normas para animais aquáticos não especificam o que configura maus tratos.  "Quem pode falar se é maus tratos é um veterinário. Mas as normas não definem", explicou.  

A reportagem tentou contato com a Planeta Real, mas o telefone disponibilizado na internet está desligado. A PMA dará novas informações sobre a situação e serão as mesmas adicionadas a esta reportagem.  

*Em atualização...