26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

SEM VÍNCULOS

Advogado nega que Picarelli Jr seja administrador ou diretor da TV Interativa

Informação foi dada em notícia-crime contra reportagem publicada em Nova Alvorada do Sul

A- A+

Os advogados Paulo da Cruz Duarte e Maikol Weber Mansour, que prestam assistência jurídica a Maurício Picarelli Jr, desmentiram a informação de que seu cliente tenha algum vínculo de trabalho ou de colaboração com a TV Interativa MS, uma afiliada da Rede Bandeirantes. Em um comunicado enviado ao MS Notícias, eles afirmam que Picarelli Jr “não faz parte do quadro da TV Interativa MS (...), tampouco exerce a função de administrador da TV Bandeirantes, seja no Estado de Mato Grosso do Sul ou qualquer outro ente federativo”.

O desmentido se refere a uma notícia-crime apresentada na Delegacia de Polícia de Nova Alvorada por Carine Beatriz Giaretta, advogada da empresa J67 Centro Automotivo e de sua proprietária, Jôse Irene Araújo de Oliveira. A denúncia é dirigida contra dois órgãos de imprensa, a TV Interativa MS e o site “Correio do MS”, que publicaram reportagem na qual a empresa é acusada de inidônea e de prestar serviços em contrato irregular com a prefeitura local.

Na peça, a advogada Carine Giaretta solicita que sejam responsabilizados por calúnia e difamação quatro pessoas, segundo informa, ligadas aos veículos de comunicação. Uma delas é Maurício Picarelli Jr, citado pela advogada duas vezes na notícia-crime, uma como administrador e outra como representante administrativo da emissora. 

O site MS Notícias publicou matéria sobre o assunto na quarta-feira, 5, baseando-se única e somente no que afirma o documento protocolado e recebido na Delegacia de Polícia às 15h de segunda-feira, dia 3 deste mês. Em nenhum trecho desta matéria o MS Notícias imputa, por sua própria conta, responsabilidades laborais ou de direção a Picarelli Jr nas atividades da TV Interativa.

De qualquer forma, os advogados de Picarelli Jr acharam por bem solicitar a esse site que seja retificada a informação, levantando a ameaçadora hipótese de, não sendo atendido este apelo, promover o enquadramento deste “meio comunicativo na prática de fake news” [notícias falsas].

Para que não existam dúvidas sobre o profissionalismo e a lisura das notícias publicadas pelo MS Notícias, a direção publica a manifestação que recebeu de dois advogados que a assinam, embora o texto tenha sido redigido na primeira pessoa do singular, o que dificulta saber se foi de apenas um profissional ou de ambos:
“Prezados, boa tarde.

Sou o advogado do Sr. Maurício Picarelli Júnior.

Foi noticiado pelo Vosso veículo de informação a matéria "online" abaixo na qual menciona o nome de meu cliente como "administrador da TV Interativa MS (afiliada à Rede Bandeirantes). Esclarece-se que meu cliente, Sr. Maurício Picarelli Júnior, NÃO faz parte do quadro da TV Interativa MS que seja "FILIADA À REDE BANDEIRANTES" (conforme escrito acima), tampouco, exerce a função de "ADMINISTRADOR DA TV BANDEIRANTES" seja no Estado de MS ou qualquer outro Entre Federativo para a referida Rede de Notícias.

Tal situação jornalística, da forma como foi colocada, vem de encontro aos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e até mesmo o supremo do DIREITO DE RESPOSTA. Por tal razão, requeiro:
a.) Que seja dado o direito de resposta ao meu cliente Sr. Maurício Picarelli Júnior, da mesma forma e proporção da matéria veiculada "ONLINE" em Vosso meio de comunicação a fim de corrigir a informação ventilada.
b.) Caso não seja dado o direito de resposta, requer que seja apresentada, no prazo de 24h, PROVAS DOCUMENTAIS vigentes do "suposto" exercício do cargo de ADMINISTRADOR DA EMISSORA FILIADA A REDE BANDEIRANTES no Estado pelo Sr. Maurício Picarelli Júnior, sob pena deste r. meio comunicativo estar incorrendo na prática de "FAKENEWS"

Por oportuno, coloco-me à disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas.
Cordialmente,

PAULO DA CRUZ DUARTE – OAB/MS 14.467
MAIKOL WEBER MANSOUR - OAB/MS 23.509”