26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Política

Atenção Produtor: Vacinação contra Aftosa só está concluída depois do registro na Iagro

A- A+

Nesta segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021 deverão ser vacinados cerca de 9 milhões de cabeças. Porém, tão importante quanto a vacinação é a sua comprovação.

Além do prazo para aplicação da vacina, o produtor deve ficar atento ao prazo de registro que, para a região do Planalto é de 01 de novembro a 15 de dezembro e para o Pantanal de 01 de novembro a 31 de dezembro.

O registro da vacinação deverá ser realizado pelo produtor no sistema informatizado da IAGRO, que bastante simples e intuitivo.

Já as vacinas devem ser mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

A Iagro informou que na etapa de maio deste ano o índice de cobertura vacinal dos animais foi de 99,69%. Essa porcentagem representa 18.653.836 bovídeos em 53.808 propriedades envolvidas em todo o estado.

Katiuscia Fernandes - Subcom

Fonte: Governo MS