24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Azambuja se reúne com presidente do Paraguai e apresenta planejamento de ações

Reinaldo apresentou ao presidente, planejamento de ações integradas com o país vizinho

A- A+

Ontem o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), foi recebido pelo presidente do Paraguai, Horacio Manuel Cartes Jaram. Em conversa na residência oficial do presidente, foi defendida a realização de ações integradas e de desenvolvimento entre o Estado de Mato Grosso do Sul e o país vizinho.

O governador destacou, de acordo com a assessoria, a importância de ações integradas de defesa sanitária. Para o tucano é importante que o Estado e o Paraguai tenham uma política clara de defesa sanitária, visando assim proteção dos rebanhos, além e estabelecer relações comerciais, especialmente no setor de bovinos, através de corredores sanitários.

Referente à logística e infraestrutura de transporte, os chefes conversaram sobre a construção da ponte sobre o Rio Apa, ligando Porto Murtinho ao Paraguai, da dragagem do Rio Paraguai no tramo norte, entre Porto Murtinho e Concepcion, visando agilizar o transporte por barcaça, tanto na importação, como na exportação; e de uma ação conjunta para eliminar as restrições do Governo Argentino na operação do Rio Paraguai, na região argentina.

O Programa Fomentar Fronteiras foi outro tema discutido, sendo esse um projeto integrado de desenvolvimento empresarial na região de fronteiras com indústrias complementares. O programa tem o objetivo de facilitar e fomentar a atividade econômica nos municípios da faixa de fronteira, de forma a dar suporte a expansão de indústrias brasileiras no Paraguai, aumentando assim a competitividade e a convergência de atividades para os municípios.

Foi proposto também por Reinaldo Azambuja um termo de cooperação entre entidades do governo sul-mato-grossense e o Paraguai para definição dos critérios de comercialização de produtos de origem paraguaia, além de ser destacada a importância das ligações históricas, culturais e econômicas entre o Estado e o Paraguai.

O governador também teve uma reunião com o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite. A Comitiva do Governo de Mato Grosso do Sul contou com os secretários de Estado Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico); além do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen; da diretora de Operações do Sebrae/MS, Maristela França; e do conselheiro Luiz Cláudio Sabedotti Fornari.