26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Deputado alerta Azambuja sobre possível "oligopólio" de grupo JBS

Para o parlamentar, grupo pode prejudicar economia de Mato Grosso do Sul

A- A+

O deputado estadual Barbosinha (PSB) disse na manhã de hoje que o grupo JBS, que controla o mercado frigorífico no Brasil, está virando um oligopólio, e que irá prejudicar a economia de Mato Grosso do Sul, caso comece a comprar os frigoríficos locais para não ter concorrentes.

Informações obtidas com exclusividade pelo MS Notícias, dão conta de que o grupo está negociando o arrendamento do frigorífico Beef Nobre, em Campo Grande, para mantê-lo fechado e diminuir assim a concorrência. “Não é nem um monopólio isso, é um oligopólio, o grupo está prejudicando o Brasil. Eles compram os frigoríficos, sufocam os concorrentes e acabam trazendo prejuízos”, disse Barbosinha.

Conforme o parlamentar, ontem em conversa com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o assunto foi comentado, o que causou certa preocupação ao tucano. “Estamos iniciando um diálogo com o governador sobre isso. Nós não podemos impedir a compra e venda, mas o governo pode trabalhar para trazer certas dificuldades ao grupo no Estado. O governador demonstrou preocupação ontem quando conversamos sobre isso”, admitiu.

Para Barbosinha, essas atitudes do grupo, em Mato Grosso do Sul especificamente, traz prejuízos como desempregos, já que um frigorífico será fechado, alteração no preço da carne, além de diferenças econômicas na arrecadação de impostos.

Questionado se o caso é de uma possível instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), o deputado disse que à princípio cabe uma investigação aprofundada e uma análise, caso seja constatado a caracterização de um monopólio, pode uma Comissão ser aberta.

Foi confirmado pelo funcionário Tiago dos Santos Pereira, do administrativo da empresa que a Beef Nobre fechará as portas, por tempo indeterminado, no dia 14 de abril, e que no período atual os 400 funcionários estão cumprindo aviso prévio.