26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

NACIONAL | EDUCAÇÃO

Bolsonaro promete aumentar piso salarial de professores

Gestor vai tirar verba de outros ministérios

A- A+

Em meio ao fracasso nas pesquisas eleitorais, Jair Bolsonaro (PL) prometeu nas redes sociais nesta 5ª feira (27.jan.2022) que o governo federal concederá reajuste de 33,24% no piso salarial de professores da educação básica. 

“Esse é o maior aumento já concedido, pelo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso” , afirmou em publicação em seus perfis nas redes sociais.

A decisão do presidente é estratégica considerando as eleições de 2022 em que Bolsonaro tentará a reeleição. 

Na 4ª-feira (26.jan) o presidente determinou ao ministro Milton Ribeiro (da Educação) a “missão” de conceder o reajuste máximo para o piso salarial de professores, conforme estabelece a Lei do Piso do Magistério (11.739/2008).

“Mais de 1,7 milhão de professores, dos Estados e Municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas serão beneficiados”, comentou.

A medida contraria o entendimento de alguns técnicos da área financeira do Ministério da Educação, e, sobretudo, de governadores e de prefeitos que terão suas finanças pressionadas. Os prefeitos e governadores, porém, não se manifestam em público sobre o assunto. No Congresso, a maioria dos grupos de esquerda e adversário do governo defendem o reajuste máximo em defesa dos professores. Com isso, o presidente da República determinou a adoção do percentual de 33,24% para o reajuste

O custo para Estados e cidades com esse aumento será na casa de R$ 30 bilhões em 2022, de acordo com cálculos divulgados em nota pela Confederação Nacional de Municípios.

Para o governo federal, o valor será de R$ 3,8 bilhões neste ano. A ideia do presidente é “cortar esse valor de outros ministérios” , segundo disse a seus ministros que acompanham o tema.