26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Brasileira pode assumir cadeira no Parlamento Britânico na próxima quinta

A- A+


Uma brasileira de 45 anos disputa uma cadeira no Parlamento Britânico na eleição da próxima quinta-feira no Reino Unido.

Paula Dolphin nasceu em São Paulo, filha de pai inglês e mãe brasileira, e concorre pela primeira vez à vaga do distrito de Torridge e West Devon, na Cornualha, que fica na região sudoeste do país.

Filiada ao partido Liberal-Democrata, Paual tem chances reais de vitória. A legenda já ocupou posto entre 1997 a 2005, porém na última eleição, em 2010, o Partido Conservador saiu vitorioso com 45% dos votos.

Paula morou no Brasil até 25 anos no Brasil e, em 1995, decidiu tentar a vida na Inglaterra por ter a nacionalidade britânica. "Minha mãe é de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. Com 18 anos, em 1967, veio morar na Inglaterra e conheceu meu pai. Decidiram que eu nasceria no Brasil", contou à Folha. A família toda mora no Brasil, em Campinas, ´pois o pai de Paula é professor aposentado da Unicamp.

A carreira política começou em 2004, quando Paula se elegeu vereadora em Bude, pequena cidade com nove mil habitantes na costa da Cornualha. Depois, Paula se tornou vice-prefeita da cidade entre 2012 e 2013.

Para se eleger representante do distrito de Torridge e West Devon e conquistar uma cadeira em Westminster, Paula precisa convencer 77 mil eleitores. 

A eleição no Reino Unido é distrital. O Reino é dividido em 650 distritos, e o candidato mais votado em cada deles um assume uma cadeira no Parlamento.