19 de abril de 2021
Campo Grande 31º 20º

Política

Comissão de Seguridade Social e Família elege Dr. Luizinho

A Comissão de Seguridade Social e Família elegeu nesta quinta-feira (11) o deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ) como presidente, para mandato de um ano.

A eleição, unânime, foi conduzida pelo presidente anterior, deputado Antonio Brito (PSD-BA). Ele assinalou que em 2020, quando as comissões permanentes não funcionaramem função da pandemia, a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, presidida pelo Dr. Luizinho, como é conhecido, assumiu na prática funções da CCSF.

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Dep. Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP - RJ)
Dr. Luizinho preside também a comissão externa de enfrentamento ao coronavírus

Integrantes da CSSF elogiaram a atuação do deputado. "Com certeza o trabalho que tem feito mostra sua capacidade e competência", disse Jorge Solla (PT-BA). "Mais do que nunca essa comissão vai precisar atuar, na situação muito grave que estamos vivendo hoje", completou.

Dr. Luizinho avaliou que a pandemia será o assunto predominante em 2021 e defendeu o trabalho harmônico. "Temos mais de 270 mil pesssoas mortas no nosso país. Nós precisamos de união", disse. "Nós vivemos hoje num país conflagrado, num país que parece que perdemos nossa capacidade de estarmos unidos para enfrentarmos a pandemia. Aqui não será campo de batalha", completou.

Para o presidente da comissão, a prioridade é obter o maior número possível de doses de vacinas contra o coronavírus. Ele anunciou para a quarta-feira (17) audiência pública com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. E informou que a eleição dos vice-presidentes da comissão também será realizada na próxima semana.

Perfil
Dr. Luizinho está no primeiro mandato como deputado federal. Médico, foi secretário municipal de saúde em Nova Iguaçu (RJ), onde nasceu, e secretário estadual no Rio de Janeiro.

Atribuições
A Comissão de Seguridade Social e Família foi criada em 1989. É a segunda da Câmara em número de membros. Trata dos assuntos relativos à saúde, previdência e assistência social. Discute, vota projetos e fiscaliza a organização dos serviços públicos e privados nas três áreas, inclusive o Sistema Único de Saúde, trata do controle de medicamentos e de alimentos, do exercício das profissões da saúde.

Da Redação - CL