26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Solucionar conflitos no campo é prioridade em programa de governo tucano

A- A+

O deputado estadual e presidente regional do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Marcio Monteiro ressaltou que a questão de conflito entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul é uma das prioridades do programa de governo do pré-candidato Reinaldo Azambuja (PSDB).

Como  a demarcação de terras indígenas assim como indenização dos produtores rurais são de responsabilidade da União, o deputado ressalta é necessário pressionar o governo federal para que haja ação imediata em relação aos conflitos, levando em consideração que a produção do Estado é a mais afetada, devido ás proibições judiciais que impedem o uso de terras ocupadas. “Essa situação atual é complicada. Essa é uma das prioridades do PSDB, queremos conversar muito com o governo federal para que essa situação seja resolvida. Quem perde com tudo isso é o Estado e isso não pode ocorrer”.

Monteiro também ressalta que é preciso que a União indenize os produtores de forma justa de acordo com os valores de mercado das propriedades ao invés de simplesmente pagar o valor referente à terra nua. "O correto é fazer uma avaliação de mercado e pagar o que a terra vale. Nem o índio nem o produtor podem ser prejudicados com essa situação. É inaceitável ter um país como o Brasil que defende o desenvolvimento estar enfrentando situações como essa”, finaliza o deputado.

Dany Nascimento