26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Lava Jato

Juiz determina bloqueio de contas de João Santana

A- A+

O publicitário João Santana e sua esposa, Mônica Moura tiveram as contas pessoais bloqueadas após a determinação do juiz federal da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. O bloqueio foi solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF), e abrange as contas das empresas Santana & Associados Marketing e Propaganda Ltda e a Polis Propaganda e Marketing Ltda.

Outra conta bloqueada foi a do engenheiro Zwi Skornicki, representante oficial no Brasil do Estaleiro Keppel Fels, além da do funcionário da empreiteira Odebrecht Fernando Migliaccio. Todos são investigados e  nesta segunda-feira (22) tiveram prisão decretada na nova etapa da Operação Lava Jato.

Conforme a decisão, cada investigado terá R$ 25 milhões bloqueados. O valor corresponde ao depositado nas respectivas contas bancárias. De acordo com o MPF,  há suspeita de que João Santana e sua mulher receberam US$ 3 milhões, que teriam sido pagos por meio de empresas offshores controladas pela Odebrecht.

A Odebrecht que é alvo de investigação da Operação Lava Jato, confirmou nesta segunda, por meio de nota, que agentes da Polícia Federal realizam ações nos escritórios da companhia em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, visando ao cumprimento de mandados de busca e apreensão. Informou ainda que “está à disposição das autoridades para colaborar com a operação em andamento”. Segundo informou a defesa, João Santana e sua esposa se entregarão à Polícia Federal quando desembarcarem no Brasil. Ambos encontram-se na República Dominicana.