19 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

ELEIÇÕES 2022

Lula lidera em São Paulo e Bolsonaro é visto como ruim ou péssimo

Pesquisa mostra Lula vitorioso no maior colégio eleitoral do país

A- A+

O ex-presidente Lula lidera com folga nas intenções de voto para a presidência da República em São Paulo, a maior cidade do País, respectivamente, maior colégio eleitoral.  

A mostra está na pesquisa Ipespe feita com exclusividade para o Valor Econômico, em simulação de primeiro turno, Lula registra 35% da preferência dos eleitores, contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL) e 12% do ex-juiz Sergio Moro (Podemos).

A Ipesp aponta a liderança de Fernando Haddad no cenário sem Geraldo Alckmin.

Logo atrás de Moro estão o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o governador João Doria (PSDB) com 5% cada um.

A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) registra 2%; e o senador Alessandro Vieira (Cidadania), 1%.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e o cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo) não pontuaram.

Num eventual segundo turno Lula vence com 47% dos votos, contra 33% de Bolsonaro. Com os mesmos 47% contra 34% Lula venceria Moro num eventual segundo turno contra o ex-ministro de Bolsonaro.

Provocados a avaliar os desempenhos dos governos de Bolsonaro, 55% disseram ser ruim ou péssimo. Doria ostenta taxas de aprovação e reprovação em relação ao seu trabalho melhores que as do presidente. Seu desempenho é ótimo ou bom para 26%; regular para 25%; ruim ou péssimo para 37%, aponta ainda a pesquisa. Veja abaixo: 

Lula lidera com folga em SP. Foto: Ipesp

São Paulo é o maior colégio eleitoral do país. Segundo dados de 2020 do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-SP), só na capital, são 8.986.687 eleitores aptos a votar, número que supera individualmente o eleitorado de 21 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

*Com Valor Econômico.