18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Resenha/MS

Mais uma CPI vai acabar em Pizza?

A- A+

Para presidir a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enersul/Energisa, os membros da Comissão escolheram o deputado Paulo Corrêa (PR) e como relator o deputado Beto Pereira (PDT), mesmo que os dois possam ser os responsáveis para que mais essa CPI acabe em pizza no Estado.

Há fortes indícios da imparcialidade dos parlamentares ao integrar a Comissão, já que ambos têm ligações com personagens da Enersul. Circulam nos corredores da Casa de Leis que a ONG Onça Pintada, a qual Paulo Corrêa é colaborador, ter recebido a doação de um ônibus pela concessionária de energia, fato negado pelo presidente da ONG e pelo próprio colaborador.

Já Beto Pereira tem como chefe de seu gabinete, Valter José Bortoletto, que foi funcionário da Enersul por 29 anos. O cargo de relator é considerado estratégico na investigação, além disso, o pai de Beto Pereira já que foi presidente da Enersul estatal.

Se não bastasse isso, mais uma reunião deixou a Assembleia um tanto quanto vazia essa semana. O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), em encontro, apresentou os dados levantados por  uma auditoria, alegando que milhões não foram deixados em caixa. O fato foi suficiente para que na quinta-feira a bancada do PT do B, PMDB e PEN não comparecessem na Casa para uma reunião com o ex-governador André Puccinelli (PMDB). De acordo com os parlamentares que integravam a base do ex-governo disseram que Puccinelli está tranquilo.

Já a taxa de vistoria, cobrada pelo Detran, ainda é um impasse. Dessa vez a bancada Petista garantiu que irá à Justiça para suspende - lá. Os petistas consideram a medida abusiva por parte do governo estadual, já que não é autorizada pelo Contran, órgão nacional, e é considerado mais uma maneira de o Estado arrecadar fundos através da população.

Uma atitude bonita na Casa, foi a postura das deputadas Mara Caseiro (PT do B) e Antonieta Amorin (PMDB), que, com um lenço na cabeça relembraram a importância da prevenção ao câncer, no dia mundial de combate ao câncer.

Finalizando a semana, ontem Reinaldo Azambuja, realizou o evento para comemorar os 100 dias de seu governo.  Também foi assinado o Contrato de Gestão para 2015, compromisso de cada secretaria com suas prioridades e metas.