26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Maria Cecília Amendola assume a Educação com missão de melhorar índices

A- A+

A secretária de educação da gestão do governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB), Maria Cecília Amendola da Motta, assume a secretaria com a missão de elevar os índices que medem a qualidade da educação nos estados, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Segundo o governador eleito Reinaldo Azambuja, Maria Cecília é qualificada para assumir a pasta, até porque já foi secretária de educação no município de Campo Grande. A escolha é em função da sua qualificação e experiência na gestão da educação, é uma pessoa técnica e o governador eleito diz ter confiança na sua competência.

Maria Cecília Amendola da Motta é graduada em pedagogia (Administração e Supervisão) e Ciências Biológicas. É também Mestre em Educação e em Políticas Públicas para a Infância. Além dessas qualificações, ela também é especialista em Didática do Ensino Superior, Ecologia e Gestão de Cidades.

Em seu curriculum traz também sete anos como secretária de educação do município de Campo Grande, (2005-2012), foi também presidente da Undime (União dois Dirigentes Municipais de Educação), seccional de mato Grosso do Sul, (2009-2012), vice-presidente da Undime Nacional (2011-2012), membro do Conselho Estadual de Educação (2009-2012) e presidente da OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar), em mato grosso do Sul (1997-2004) e do Brasil (2001-2007).

Atualmente, Maria Cecília é assessora no TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de mato Grosso do Sul) na Diretoria Geral de Gestão e Modernização, na área da educação, vice-presidente na OMEP/Brasil na região Centro Oeste, palestrante na empresa Constat na área de educação e gestão e assessora do Instituto Natura na construção do site Conviva.

Com todo esse gabarito, a nova secretária de educação tem grandes desafios pela frente, até porque o Reinaldo disse anteriormente que os titulares do primeiro escalão deverão assinar contrato de compromisso para cumprir metas estabelecidas por sua gestão.

Leide Laura Meneses