26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Moro condena Costa, Yousseff e mais 6 a prisão

A- A+

A Justiça Federal condenou o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa por desvios registrados na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Ele terá de cumprir sete anos e seis meses de prisão. Será descontado o tempo que Costa ficou preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

O doleiro Alberto Youssef também foi condenado no mesmo caso. Segundo a denúncia, "Alberto Youssef e Paulo Roberto seriam os líderes do grupo criminoso e seriam o principais responsáveis pela lavagem de dinheiro dos recursos desviados. Os demais teriam participação segundo as variadas etapas da lavagem", diz a denúncia.

Outras seis pessoas, entre elas o empresário do grupo Sanko Sider, Márcio Bonilho, foram condenadas por envolvimento no esquema. A Justiça também determinou o pagamento de multas de indenização à Petrobras, que somadas chegam a R$ 18 milhões.

"A pena privativa de liberdade de Paulo Roberto Costa fica limitada ao período já servido em prisão cautelar, com recolhimento no cárcere da Polícia Federal, de 20 de março de 2014 a 18 de maio de 2014 e de 11 de junho de 2014 a 30 de setembro de 2014, devendo cumprir ainda um ano de prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, a partir de 1.º de outubro de 2014 e mais um ano contados de 1.º de outubro de 2015, desta feita de prisão com recolhimento domiciliar nos finais de semana e durante a noite", diz a sentença do juiz federal Sérgio Moro.

Em outubro de 2016, Costa deverá migrar para o regime semiaberto. Os demais condenados foam Waldomiro de Oliveira, Leonardo Meirelles, Leandro Meirelles, Pedro Argese Júnior e Esdra de Arantes Ferreira. Bonilho e Oliveira foram condenados a cumprir 11 anos e 6 meses em regime fechado, cada. Leonardo Meirelles terá que cumprir 5 anos e 6 meses, Leandro Meirelles 6 anos e 8 meses, Pedro Argese Júnior (4 anos e 5 meses), e Esdra de Arantes Ferreira (4 anos e 5 meses).