28 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Questão do Buriti é devido a inércia de governo federal, acreditam deputados

Para os parlamentares, governo federal criou utopia ao dizer que iria comprar terras de produtores da Região do Buriti

A- A+

Após a justiça ter considerado as terras da região do Buriti como não sendo indígenas, parlamentares comentaram ao fato. Segundo eles, mesmo com esta decisão já há um caos instalado em Mato Grosso do Sul. O caos, de acordo com eles, é em razão de novos conflitos poder acontecer, já que produtores querem reaver as terras.

Os deputados estaduais Mara Caseiro (PT do B) e Zé Teixeira (DEM) atribuíram esse caos a inércia do governo federal. De acordo com Zé Teixeira “há um corporativo ideológico nos órgãos”, disse se referindo a Funai (Fundação Nacional do Índio) e ao próprio governo federal.

Para ambos, o governo federal deveria dar condições  aos índios para que produzissem nas terras, além de dar mais “cidadania”, como caracterizou Mara, ao explicar que muitos não possuem condições de saúde, educação, transporte, dentre outras questões.

Os deputados acreditam que sempre o produtor rural foi visto como “vilão’ da história, e o índio como a “vítima”, e a partir dessa decisão, percebe-se então, que ambos são vítimas do sistema. “É utopia o governo federal dizer que vai vir e comprar toda a terra pelo valor que deve ser pago”, finalizou.