26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Reinaldo Azambuja se reúne hoje com bancada do PMDB para discutir apoio ao novo governo

A- A+

O governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB) se reúne hoje às 14h com a bancada estadual do PMDB para discutir o apoio do partido ao seu futuro governo a partir de 2015.

Assim como acontece hoje, a partir do ano que vem, o PMDB mantém, junto com aliados, a maior bancada na Assembleia Legislativa, com dez deputados. O presidente regional do partido deputado estadual Junior Mochi é quem está organizando o encontro, que, segundo Reinaldo, ainda não tem local definido, mas deve reunir todos os deputados estaduais eleitos.

O objetivo, conforme governador eleito, é garantir a governabilidade através do apoio do PMDB, justamente, pelo partido ser o de maior representatividade numérica na casa de Leis. Caso conquista o apoio do PMDB ainda este ano, Reinaldo pode considerar que dos 24 deputados estaduais eleitos, ele possui ao 15, já que os deputados do PDT e PR, que somam cinco, ainda não se decidiram por ser oposição ou base, e os quatro do PT já confirmaram ser oposição ao governo. O PT, representado pelo senador e então candidato Delcídio do Amaral, perdeu as eleições governamentais para Azambuja este ano.

Ontem, o líder do PMDB na Assembleia, deputado Eduardo Rocha, declarou defender a independência do partido em relação ao governo. Nem base nem oposição, os deputados votariam de acordo com o que considerassem melhor ao Estado. O posicionamento de Rocha deve ser discuti durante reunião de hoje. Heloísa Lazarini e Leide Laura Meneses