26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Aliança

Solidariedade deve caminhar com PSDB em Dourados

A- A+

O Solidariedade (SD) encaminhou propostas de alianças em Dourados e Maracaju e lançou pré-candidato a prefeito em Itaporã em mais um périplo dos dirigentes do partido pelo interior do Estado. Em Dourados, o SD apresentou os pré-candidatos a vereador e manifestou apoio à pré-candidatura do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) à prefeitura. A reunião do SD foi prestigiada por integrantes do PSDB e o presidente do PSD, Dani Hall.

O encontro, conduzido pelo presidente do Diretório Municipal do SD, Marcos Bezerra, foi aberto pelo dirigente estadual do partido, jornalista Bosco Martins, que destacou a liderança de Geraldo Resende, prevendo a formação de uma coligação forte. 

“Nosso lema é a gente muda o Brasil e Dourados faz parte desse movimento de transformação que Mato Grosso do Sul já experimenta com a participação do Solidariedade. Por isso estamos percorrendo as cidades, procurando os melhores nomes para concorrer às eleições municipais. A mudança, que começou no Estado com a eleição do governador Reinaldo Azambuja é também uma esperança da população nos municípios”, afirmou Bosco Martins.

Para o jornalista, as pesquisas mostram claramente o perfil do candidato que a população quer para as próximas eleições e quais são as áreas que merecem mais atenção. “Em primeiro lugar vem a saúde, depois a educação, em terceiro a segurança pública e um item novo que já está aparecendo que é a corrupção não. Ninguém quer ver ladrão administrando a cidade. Geraldo Resende é um cara limpo, que tem passado, história, nunca meteu a mão em dinheiro público e não tem nenhuma condenação. Esse perfil de trabalhador e honesto é o que a população busca”.

O presidente regional do SD, Ildemar da Mota, considerou “acertada a decisão de apoiar Geraldo, por ser uma liderança consolidada e preencher os requisitos que fazem parte do conjunto de exigências da população, nesse momento em que os critérios são trabalho e honestidade”.

Para pré-candidato a prefeito de Dourados, o arco de alianças é fundamental não apenas na disputa, mas também na administração. “Sozinho ninguém vai a lugar nenhum e uma boa administração se faz coletivamente. Por isso o apoio que estamos buscando não é apenas agora e nas eleições, mas também na execução das metas na futura gestão”.

Na eleição proporcional, o SD busca eleger uma bancada representativa à Câmara de Dourados. São pré-candidatos a vereador o presidente do partido no município, Marcos Bezerra; Antonio Hilário de Oliveira; Reginaldo Teixeira, Claudomiro, Fernando da Silva Souza, Jonathan Tibúrcio e Sonia Maria Ferreira.

Maracaju

Em Maracaju, segundo os dirigentes do SD, estão sendo avaliadas alianças com os tucanos Maurílio Azambuja, pré-candidato à reeleição, e Joares Sanches, que também postula a prefeitura pelo PSDB. As conversas também estão ocorrendo com partidários da ex-primeira-dama de Maracaju, Giovana Vargas, do DEM.

No município o SD anunciou a pré-candidatura a vereador de Fernando Pinho e analisa outras postulações. O encontro em Maracaju contou com a presença de todos os membros da Executiva do SD no município, além do presidente Fernando Pinho. Estavam presentes o vice-presidente Alexandre Pegoraro Leite; 2º vice-presidente Ary de Oliveira Basílio; tesoureiro Dalvanio Carlos Quequeto; a secretaria da Mulher Rosane Conceição de Andrade;

E o secretário do Movimento Sindical Clodoaldo Fernandes Alves.

Itaporã

Em Itaporã o SD lança chapa majoritária e espera o apoio de um leque der partidos. Segundo o dirigente estadual Bosco Martins, as conversas devem se afunilar até a segunda quinzena desse mês. O pré-candidato a prefeito é o presidente do partido no município, Luiz Antônio de Farias (Alemão).

São pré-candidatos a vereador o secretário do Diretório local, Carlos Rodrigo de Almeida, o tesoureiro Edimundo Macedo Silva; Jaci Francisco dos Santos; Francisco Itamar Araujo Silva; o secretário do SD Ivan Carlos Sangalli: a secretária do Movimento Sindical Elizabet Braga Simplicio e Emerson Macedo, tesoureiro da Executiva Municipal do SD de Itaporã.

De acordo com Bosco Martins, o SD segue conversando com outros partidos sobre eventuais coligações.