26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Política

Toda semana, Prefeitura doa cerca de 1 tonelada de alimentos para entidades sociais

A- A+

A Prefeitura de Dourados realiza todas às terças-feiras o recebimento de alimentos produzidos pela agricultura familiar no município. O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) possui cerca de 66 produtores cadastrados que entregam cerca mais de uma tonelada de alimentos, que são distribuídos para 11 entidades devidamente cadastradas e validadas pelo conselho da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social).

De acordo com a diretora de departamento da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Kallen Christiany Miranda Ferreira, o programa tem dois objetivos básicos: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Com a parceria, cerca 1.9 mil pessoas recebem ajuda.

"Nós damos continuidade ao programa para atender aquelas instituições que precisam de ajuda com alimentação. É feito um cálculo de acordo com o número de pessoas que estão cadastradas na instituição e cada um o que é suficiente para a semana, para não haver excessos na distribuição", apontou.

Para que o produtor possa participar do sistema de produção é preciso que ele esteja cadastrado Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), através do DAP (Declaração de Aptidão) e ir até a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e solicitar a adesão.

"Existem dois sistemas para se cadastrar, através de uma associação, que precisa estar apta e cadastrada seguindo as solicitações do Pronaf do governo Federal, ou de forma individual, que então é preciso solicitar o DAP e apresenta-lo no momento da inscrição", pontuou.