28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC
GOV - DENGUE

Sapatilha o ano todo! Veja dicas para usar o calçado mais versátil do guarda-roupa

A- A+

Ela pode estar em uma grande caminhada pela cidade ou até mesmo em ocasiões como casamentos e entrevistas de emprego. Esse item é um verdadeiro coringa do vestuário feminino, por conseguir agregar em si uma elegância única aliada ao conforto e praticidade de um calçado leve e simples. Ela resume em si todo o estilo parisiense, que é belo e sofisticado sem esforço, passando uma imagem de beleza descolada e despreocupada.

E é exatamente essa a sua origem, que é propagada através de uma grande estrela do cinema: Brigitte Bardot. Ela, que era bailarina, encomendou o modelo da famosa Rose Repetto, uma grande fabricante francesa de artigos de dança.

Durante as gravações de “E Deus Criou a Mulher”, um de seus mais célebres filmes, a atriz solicitou um calçado parecido com o usado na dança, mas que pudesse ser resistente para ser usado na rua. E desde então, o mundo inteiro não parou mais de se fascinar com os diversos modelos de sapatilha.

Verão

Na época mais quente do ano, esse calçado pode ser o principal parceiro para qualquer evento. Isso porque, abertas, as sapatlhas conseguem passar um frescor e ventilação, sem deixar o pé exposto como acontece com as sandálias. Isso dá mais conforto e segurança para qualquer mulher, que pode usá-las tanto em ambientes fechados como na rua. Por isso, nessa época é importante apostar também em cores mais fortes, aplicações, pedrarias, detalhes inovadores e calçá-la direto no pé, sem meias. E a inspiração vem justamente de sua origem, no estilo de Brigitte, que era sexy sem precisar usar um salto alto. A melhor combinação fica por conta de uma blusinha (que pode ser listrada) e uma boa calça cigarrete.

 Inverno

Nos meses mais frios do ano, a sapatilha continua sendo uma grande aliada. Isso porque, mesmo sendo mais aberta e leve, ela também consegue proteger do frio quando acompanhada de uma boa meia. A dica é optar por meias mais longas e grossas, com estampas variadas e em diferentes cores. Elas podem ser combinadas com vestidos, saias e até mesmo shorts, criando uma silhueta diferente e protegendo do frio. Nesse período, é importante também apostar em modelos mais fechados, com destaque para o uso de materiais mais quentes. É o caso da camurça e do couro, que aquecem com mais eficiência.

Primavera e Outono

A primavera e o outono costumam trazer temperaturas mais amenas e intermediárias, que facilitam também a escolha dos elementos a serem usados. Outra grande tendência que pode ser uma aposta para essas estações é a sapatilha com inspiração direta nas bailarinas. Elas possuem fitas que são trançadas na perna e recriam o aspecto dado pelas dançarinas, mesmo em visuais informais do streetstyle. Ficam perfeitas e com um ar jovem e lúdico, quase incorporando elementos teatrais. A combinação pode incluir uma saia mais curta e rodada, fazendo com que a caracterização surpreenda nas ruas. Da mesma maneira, é importante também tomar cuidado com os excessos e escolher uma ocasião mais despojada para usar esse look.