20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Ex-presidente Lula presta depoimento sobre MPs na Operação Zelotes

A- A+

Nesta quarta-feira (6) o ex-presidente Lula foi ouvido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, pela força-tarefa da Operação Zelotes, que investiga a suposta venda de duas medidas provisórias na época em que ele comandou o Palácio do Planalto e uma no governo Dilma Rousseff.

Em nota divulgada pelo Instituto Lula, ele foi ouvido apenas como informante e nada mais, ele teria prestado informações  ao delegado Marlon Cajado como forma de colaboração.

O depoimento de Lula havia sido marcado para o final do mês, porém foi adiado.  Investigadores do caso informaram que Lula responderia a questionamentos que tentam esclarecer a suspeita de negociação da MP 471, de 2009, e da MP 512, de 2010. A outra MP investigada é do governo Dilma (MP 627, de 2013).

O empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente, é investigado pela Zelotes em razão de uma de suas empresas ter sido contratada por aproximadamente R$ 2 milhões pela Marcondes & Mautoni, acusada de fazer lobby para a aprovação dessas medidas provisórias.

De acordo com o G1, os investigadores levantaram suspeitas sobre a consultoria prestada por Luís Cláudio, que, segundo perícia da PF, teria se baseado em informações disponíveis na internet e pelo fato de a empresa não ter funcionários. Os donos do escritório estão presos e, um deles, já iniciou negociação para fazer delação premiada.