25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Polícia

PMMS simula execução do Plano de Defesa da Capital

A- A+

Campo Grande (MS) Na noite desta quinta-feira (11), equipes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul realizaram a simulação do atendimento de uma ocorrência de roubo a banco, como parte do treinamento do Plano de Defesa da Capital. A coordenação das ações foi feita pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais BOPE, em parceria com os demais órgãos da área de Segurança Pública.

O simulado foi realizado em uma agência bancária, na Av. Coronel Antonino. Os Policiais Militares ocuparam veículos descaracterizados e atuaram para que a ocorrência chegasse mais próxima da realidade.

Foram utilizadas granadas de efeito moral e munições de festim, numa ação que durou aproximadamente vinte e cinco minutos. Populares que passavam pelo local ficaram curiosos com a atuação, por se tratar de uma nova modalidade delituosa, denominada "Domínio de Cidades", e pela semelhança com uma situação real.

A evolução do "Novo Cangaço", que geralmente é executada com emprego de violência, tem sido utilizada por organizações criminosas, que fazem a ocupação da cidade, com tomada de reféns para cometimento de crimes contra o patrimônio.

Todas as medidas de segurança foram adotadas, bem como a sinalização do local, informando que se tratava de um treinamento da Polícia Militar. Simultâneo ao treinamento da PMMS, o Departamento Penitenciário Nacional DEPEN, executou um simulado na Penitenciária Federal de Campo Grande, com ações voltadas à prevenção e contenção de fatos delituosos contra o estabelecimento prisional.

Também participaram do treinamento os alunos da 46ª edição do curso de Resposta Imediata em Situações Críticas da PMMS - RISC, que estavam compondo as viaturas de radiopatrulhamento, sendo coordenados pelo Centro Integrado de Operações Policiais CIOPS, que fez o devido acionamento e controle operacional das viaturas após o início dos trabalhos.

O cerne do treinamento faz parte da execução do Plano de Defesa de Campo Grande, que é uma das estratégias táticas-operacionais da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública SEJUSP, e visa dar uma resposta imediata nas ocorrências de crise. O Plano de Defesa conta com a integração de Policiais Militares, Civis, Policiais Federais Penais, Rodoviários Federais, Bombeiros Militares, Grupamento Aéreo e Guardas Municipais.

Outros simulados serão realizados ao longo desse ano, como forma de aperfeiçoamento dos agentes de segurança pública, que estão preparados para atender quaisquer ocorrências desta modalidade.

Confira mais imagens na galeria:

Assessoria de Comunicação Social da PMMS

Publicado por: Aline

Fonte: PM MS