25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Cine-cênico mistura teatro e cinema no festival Boca de Cena

A- A+

Acontece a partir do dia 18 de Março no MIS (Museu da Imagem e do Som), uma mostra de filmes que faz Parte da programação do Boca de Cena – Mostra sul-mato-grossense de Teatro, o projeto Cine Cênico apresenta o Teatro no Cinema, mostra de filmes oriundos da dramaturgia universal.  Projeto de pesquisa e extensão do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, coordenado pelo professor Dr. Marcus Villa Góis, com a parceria da Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul - SPMS.

?CINE CÊNICO – 18 a 22/03

O Teatro no Cinema

Local: Museu da Imagem e do Som- MIS/ FCMS

Horário: 19hs

18/03 – Quarta-feira

Beckett (vários curtas) – Classificação: 12 anos

Sinopse: Série de curtas baseados na obra do expoente do Teatro do Absurdo, o irlandês Samuel Becket.  A desesperança e o existencialismo são os temas recorrentes na obra do ilustre dramaturgo.

Rough for Theatre II, 2002, Dir. Katie Mitchell. Elenco:Timothy Spall, Jim Norton, Hugh O’Brien.  28 min.

Rough for Theatre I, 2002, Dir. Kieron J. Walsh.  Elenco: Milo O’Shea, David Kelly. 18 min.

Not I, 2002, Dir. Neil Jordan. Elenco: Julianne Moore. 15 min.

What Where, 2002, Dir. Damien O’Donnell. Elenco: Sean McGinley, Gary Lewis12 min.

Ohio Impromptu, 2002, Dir. Charles Sturridge. Elenco: Jeremy Irons. 11 min.

Ato sem Palavras II, 2002, Dir. Enda Hughes. Elenco: Marcello Magni, Pat Kinevane. 10 min.

Come and Go, 2002, Dir.John Crowley. Elenco: Paola Dionisotti, Anna Massey, Sian Phillips. 8 min.

Catastrophe, 2002, Dir. David Mamet. Elenco: Harold Pinter, Rebecca Pidgeon, John Gielgud, 6 min.

Mediador: Marcus Villa Góis

Debatedor: Vinícius Lirio, Julio Galharte e Gleda Brandão Araújo

19/03 – Quinta-feira

Pina (Pina), 2011, Dir. Win Wenders. Elenco: Pina Bausch, Regina Advento, Malou Airaudo, Ruth Amarante. 106min. Dança Teatro – Classificação: 12 anos

Sinopse: Um espetáculo de dança e teatro inspirado pelo trabalho da alemã Pina Bausch. Dirigido pelo premiado diretor Wim Wenders, o filme é considerado uma obra de arte do cinema, estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa.

Mediador: Marcus Villa Góis

Debatedor: Aline Duenha, Dora de Andrade, Mônica Almeida Roca

20/03 – Sexta-feira

O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice) 2004, Dir. Michael Radford. Elenco: Lynn Collins (Portia), Joseph Fiennes (Bassanio), Jeremy Irons (Antonio), Al Pacino (Shylock). 130min. Drama – Classificação: 12 anos

Sinopse: Texto original de Willian Shakespeare, na cidade de Veneza, no século 16, a trama gira em torno  da agiotagem e seus desdobramentos perversos.

Mediador: Marcus Villa Góis

Debatedor: Fernandes Ferreira e Ana Deise Cardoso

21/03 – Sábado

Eduardo II (Edward II) 1991, Dir. Derek Jarman. Elenco: Steven Waddington (Eduardo), Kevin Collins (Lightborn), Andrew Tiernan (Piers Gaveston), John Lynch (Spencer). 90 min. Drama Histórico – Classificação: 16 anos

Sinopse: Inspirado na obra de Christopher Marlowe o filme narra a história de Edward II, rei da Inglaterra no século 14, que renegou sua própria esposa para viver um problemático relacionamento com seu amante plebeu.

Mediador: Marcus Villa Góis

Debatedor: Julio Galharte, Marcos Bessa e Elisa Lanzarine

22/03 – Domingo

O Boulevard do Crime (Les enfants du paradis), 1945. Dir. Marcel Carné. Elenco: Arletty (Garance), Jean-Louis Barrault (Baptiste Debureau), Pierre Brasseur (Frédérick Lemaître), Etienne Decroux (Anselme Debureau). 190 min. Romance – Classificação: 12 anos

Sinopse: Paris, 1830. O Boulevard du Temple é o local dos teatros, dos cabarés e da vida boêmia da capital francesa. É neste cenário que desenrola o tumultuado triângulo amoroso formado pela atriz Garance (Arletty), o ator Fréderick Lemaitre (Pierre Brasseur) e o mímico Baptiste (Jean-Louis Barrault).

Obs. Excepcionalmente esse filme não terá debatedores devido à longa duração do mesmo.