26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Bolsas para ProUni estão disponíveis para consulta

A- A+

Estão disponíveis para consulta as bolsas de estudos para primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com Ministério da Educação (MEC), o programa oferece bolsas em cursos de instituições privadas de ensino superior.

A consulta foi aberta nesta segunda-feira (18) pelo Mec, e as inscrições para interessados participar do ProUni iniciam nesta terça-feira (19)  e vão até as 23h59 do dia 22. Conforme MEC, para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e ter obtido segundo órgão, o mínimo de 450 pontos na média das notas.

O Programa oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas de estudo os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Também podem participar pessoas com deficiências e professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

De acordo com MEC, bolsas integrais são para candidatos com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo mensal por pessoa. Já as parciais são destinadas para os que possuem renda familiar bruta de até três salários mínimos mensais.

Segundo MEC, professores em efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública não precisam não precisam apresentar renda. Conforme MEC, profissionais concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura. O resultado da primeira chamada do ProUni está prevista para o dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro.