26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

TRAGÉDIA INTERNACIONAL

Tempestade atinge Haiti e dificulta busca por sobreviventes do terremoto de sábado (14.ago.2021)

Chuvas e tempestades acontece dois dias após terremoto que deixou quase mil e quinhentas vítimas

A- A+

Dois dias após o país ter registrado um forte terremoto que deixou 1.419 vítimas e mais de 6,9 mil feridos, ontem (16.ago.2021), o Haiti foi atingido ontem pela depressão tropical Grace.

Segundo informações da Agência Folhapress, na manhã de hoje (17.ago.2021), essa depressão se intensificou em uma tempestade tropical, conforme apuração feita pelo Centro Nacional de Furacões.

Nesse cenário, as fortes chuvas e ventos de até 75 km/h atrapalham as buscas sob os escombros de possíveis sobreviventes. Além disso, em muitas áreas, os trabalhos dos socorristas foram suspensos. Estima-se que quase 40 mil casas foram destruídas por conta do sismo do sábado.

Grace se abateu sobre as regiões do sudoeste haitiano mais assoladas pelo tremor de magnitude 7,2, atingindo cidades arrasadas com ventos fortes e chuvas torrenciais e causando inundação em ao menos uma área.

Há previsão de que essa tempestade será responsável por despejar até 38 centímetros de chuva em partes do Haiti, o que cria o risco de marés de tempestade, conforme aponta o Centro Nacional de Furações dos Estados Unidos.

Há mais de uma década que o Haiti vem sendo castigado por fenômenos climáticos extremos. Em 2010, um terremoto de 7 graus na escala Richter devastou toda a nação, deixando mais de 200 mil mortos e 300 mil feridos. Em 2016, um furacão também atingiu o território e deixou centenas de mortos e milhares de desabrigados.

Além de nunca ter conseguido se reerguer do tremor de 2010 e, para atrapalhar mais o país sofre com constantes brigas políticas e golpes no poder, sendo o mais recente o assassinato do presidente Jovenel Moise, que ainda não foi esclarecido.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou três dias de luto nacional pelas vítimas do terremoto. "Todos estão bem conscientes que estamos vivendo uma nova situação catastrófica que está causando muito sofrimento e, por isso, decidimos que a partir de amanhã [hoje] serão realizados três dias de luto nacional", disse Henry aos jornalistas na noite de ontem.

Também o premiê lamentou a perda de "tantas vidas" e ordenou que todos os prédios públicos que ficaram de pé devem colocar a bandeira a meio mastro. Henry ainda pediu "unidade e solidariedade" entre os haitianos, mesmo que as tensões ainda estejam altas por conta do assassinato de Moise.

Tags: Grace, Haiti