26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

GUERRA | INTERNACIONAL

Vídeos: corpos destroçados e crianças gritando em meio a guerra na Ucrânia; imagens fortes

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, segue "calado". Embaixada no Brasil diz que não pode fazer "nada" para salvar mais de 500 brasileiros que vivem na Ucrânia

A- A+

Os russos promoveram um massacre com ataques por terra, ar e mar, na Ucrânia nesta quinta-feira (24.fev.22).

Vídeos mostram os soldados massacrados em meio a tanques de guerra incendiados. Crianças gritam em desespero no momento em que um míssil atinge um prédio. As imagens são aterrorizantes. Veja abaixo: 

Confirmando os piores temores do Ocidente com o maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Líderes ocidentais condenaram enfaticamente a invasão e prometeram duras sanções.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, segue "calado". Aécio Neves, presidente das Relações Exteriores, disse que entende a posição da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e que condena a violência Russa. O Itamaraty disse não ter um plano para tirar mais de 500 brasileiros que viviam em Kiev - Capital ucraniana alvo de intenso ataque. 

O Brasil vinha acreditando que Putin não atacaria a Ucrânia e Bolsonaro fez uma viagem à Rússia e quando retornou, chegou a se vangloriar de que teria, segundo ele, "promovido a paz", informando que Putin retiraria as tropas. 

A miopia de Bolsonaro contaminou o Itamaraty que não avisou os brasileiros que viviam na Ucrânia para que deixassem aquele país antes, somente ontem, o Itamaraty emitiu aviso e hoje a Embaixada Brasileira disse que "não pode fazer", porque o espaço aéreo está fechado na Ucrânia.  

Ao todo já são 57 mortos e 169 feridos na Ucrânia até a tarde desta quinta-feira, segundo as autoridades ucranianas.  

ATAQUE RUSSO

Enquanto isso, mísseis russos caíram em grande quantidade sobre cidades ucranianas.

A Ucrânia, colunas de tropas vem cruzando suas fronteiras nas regiões Leste de Chernihiv, Kharkiv (segunda maior cidade da Ucrânia) e Luhansk, e desembarcando por mar nas cidades portuárias de Odessa e Mariupol, no Sul.

Explosões puderam ser ouvidas antes do amanhecer na capital ucraniana, Kiev. Tiros ecoaram, sirenes soaram por toda a cidade e a rodovia ficou congestionada com o tráfego, enquanto os moradores tentavam fugir. Há relatos de uma coluna de fumaça subindo perto da sede da inteligência do Ministério da Defesa ucraniano no centro da capital. Testemunhas viram pessoas uniformizadas tentando apagar o fogo.

Autoridades dizem que pelo menos seis pessoas foram mortas por uma série de ataques com mísseis na cidade de Brovary, nos arredores de Kiev. O prefeito de Kiev decretou toque de recolher das 22h às 7h na cidade. As forças russas capturaram um aeroporto perto da cidade, que a Ucrânia disse que tentava recuperar. Múltiplas fontes ucranianas também confirmam que a Rússia capturou a área de Chernobyl.

Ao anunciar pela televisão russa que ordenou o ataque à Ucrânia, Putin fez ameaças aos EUA e à Otan:

— Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História — disse.