25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Sem terra

FNL desocupa sede do Incra após quatro dias

A- A+

Depois quatro dias de ocupação, cerca de 600 pessoas deixaram nesta quinta-feira (4) a sede da Superintendência Estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O prédio estava ocupado por integrantes da Frente Nacional de Lutas (FNL) de Campo Grande e Anastácio, eles estavam acampados em busca de acordo para reforma agrária.

As famílias começaram a desocupar o prédio por volta das 8h após a chegada de um oficial da Justiça e cerca de 10 policiais federais participaram da ação. Mas o grupo já previa deixar o local, pois havia um indicativo da coordenação para desocupação do prédio na Capital e mais 12 estados.

Um acordo foi firmado entre eles que o Incra vai analisar processos administrativos de quatro imóveis rurais nas cidades de Terenos, Anastácio, Nova Alvorada e Mundo Novo. Também será revistos a lista de famílias de trabalhadores rurais e sem terra beneficiados pela ação de distribuição de cesta básica realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Uma nova reunião está prevista para o dia 8 de março de 2016, quando o Governo Federal deverá apresentar os encaminhamentos de corrente do acordo. O acordo envolveu superintendentes de noves estados. Os manifestantes estavam acampados desde segunda-feira (1º).